INSTITUIÇÃO

CFAE Beira Mar


Descrição

O CFAE Beira Mar foi constituído ao abrigo do Despacho n.º 18039/2008, de 4 de Julho, e resultou, em 2008, da fusão dos Centros de Formação das Escolas dos concelhos da Figueira da Foz, de Cantanhede, de Montemor-o-Velho e de Mira.

O CFAE Beira Mar rege-se pelos princípios orientadores, objetivos e competências definidos nos Artigos n.º 6.º, 7.º e 8.º do Decreto-Lei n.º 127/2015 de 7 de julho, consecutivamente.

O CFAE Beira Mar encontra-se acreditado como entidade formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, no que respeita à formação de educadores e professores e registado junto da Direção-Geral da Administração Escolar, no que concerne à formação do pessoal não docente.

O CFAE Beira Mar goza de autonomia pedagógica, dependendo jurídica, financeira e administrativamente da sua Escola-sede (Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz), atendendo às orientações do Ministério da Educação e Ciência e à regulamentação do CCPFC, a fim de garantir o seu bom funcionamento.

O CFAE Beira Mar é a entidade formadora responsável pelo reconhecimento e validação de todas as iniciativas formativas realizadas pelas Escolas associadas e que se enquadrem no Artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.

 


Objetivos

Valores

Comprometemo-nos a manter os seguintes princípios em todos os aspetos da nossa atividade:

* intervenção e inovação/responsabilidade social – adoção voluntária de posturas, comportamentos e ações que promovam o beneficio do ensino e o bem-estar dos nossos públicos, interno e externo;

* legalidade e justiça – obrigatoriedade de atuar conforme à lei e ao Direito, tanto na forma como na essência, e de tomar decisões equitativas e respeitadoras dos direitos e dos devers dos profissionais do ensino;

* honestidade e integridade – reconhecimento do mérito e da responsabilidade em nós depositada, de forma a que o exercício das nossas funções e atividades se reja pelo respeito, promoção e reforço da vontade de construção de um ensino de sucesso;

* eficiência e eficácia – dever de providenciar e de decidir com sucesso e rapidez, e de conseguir o efeito ou resultado esperado, abrangendo o maior número de beneficiários possível.

 

Visão

Almejamos uma sociedade na qual a preservação da singularidade do indivíduo seja potenciadora de uma vida em comunidade baseada no respeito e na dignidade, havendo oportunidades iguais para o desenvolvimento pessoal e social, proporcionados por uma correta intervenção no ensino.

 

Missão

O CFAE Beira Mar é o resultado da fusão dos Centros de Formação das Escolas dos concelhos da Figueira da Foz, de Cantanhede, de Montemor-o-Velho e de Mira.

Com uma história e uma identidade assentes num valoroso património humano, material e imaterial, procuramos fomentar lógicas e processos inovadores e apostamos na qualidade, na modernização, na desburocratização e na criatividade, valores que estão sempre presentes no modus operandi da Instituição.

A capacidade de adaptação do CFAE Beira Mar à mudança é também uma vertente a que prestamos muita atenção, porque é essencial adaptar a educação e a formação a novas realidades, aquilatando como os novos contextos de comunicação e interação obrigam a reequacionar e a adaptar papéis e funções de diferentes atores, no sentido de procurarmos constantemente a melhoria, quer do processo de ensino e aprendizagem, quer da prática relacional em ambientes educacionais, bem como na demanda de uma contínua redefinição da cultura escolar/cultura de escola.

Temos sempre como farol a tarefa primordial da Instituição, que é a melhoria do ensino em geral e da lecionação em particular, promovendo condições de concretização dos projetos educativos de cada escola e de aprofundamento da sua autonomia, reconhecendo a relevância da formação contínua no desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes e na melhoria do sistema educativo, promovendo a valorização profissional do corpo docente e fomentando a sua atualização e aperfeiçoamento nos domínios das áreas de conhecimento que constituem matérias curriculares, mas também nas Tecnologias de Informação e Comunicação e no desenvolvimento (inter)pessoal e profissional.

 


Escolas associadas

O CFAE Beira Mar tem, como associados, nove Agrupamentos de Escolas e uma Escola não agrupada:

160209 – Agrupamento de Escolas de Mira

161240 – Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede

160179 – Agrupamento de Escolas Gândara-Mar

160180 – Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

161433 – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho

161378 – Agrupamento de Escolas do Paião

161354 – Agrupamento de Escolas Figueira Norte

161366 – Agrupamento de Escolas Figueira Mar

161380 – Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

401470 – Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz


Horário de funcionamento

09:00h – 15:00h, de 2.ª a 6.ª feira

 


Contactos

Telf: 233 401 050


Localização