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Para uma didática do Holocausto turma 1

Apresentação

Uma formação de professores sobre o Holocausto justifica-se pela necessidade de compreensão de um período histórico dramático, do século xx, e pela necessidade de capacitação dos alunos para a formulação de questões críticas fundamentais acerca desse contexto histórico, da sua abrangência, dimensão e motivos e da forma como aconteceu, bem como desenvolver competências de um pensamento analítico capaz de olhares múltiplos e complementares sobre o mesmo. Importa, pois, que os professores e educadores fiquem dotados de ferramentas didácticas, pedagógicas e científicas mobilizando-as em contexto lectivo, ou não lectivo, no sentido de promover uma prática pedagógica que vá ao encontro dos princípios programáticos das Nações Unidas, das constituições europeias e dos valores que enformam a educação em Portugal. Por outro lado, dada a relevância da história do Holocausto e os seus contornos este é um tema que se adapta à compreensão de problemas contemporâneos como guerras ou a questão dos refugiados e as suas consequentes violações dos direitos humanos ou acções de genocídio. Assim, ensinar e aprender sobre o Holocausto, um evento, profundamente desafiador das crenças e dos valores humanos cria uma oportunidade imperdível para inspirar o pensamento crítico, a consciência social e o desenvolvimento pessoal dos alunos. É essencial que não se veja o Holocausto apenas da perspetiva dos seus agentes e respetivas fontes, ações ou narrativas.

Destinatários

Professores dos Grupos 200,400 e 410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,400 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,400 e 410.

Objetivos

Desenvolver o conhecimento dos formandos sobre o Holocausto, assegurando rigor na compreensão e conhecimento individuais e sensibilizando para consequências do antissemitismo, no passado e no presente; Dotar os docentes de ferramentas a serem usadas na criação de ambientes de aprendizagem significativa sobre o Holocausto; Consciencializar os professores para a necessidade de promoção do pensamento crítico e analítico no tratamento dos factos; Incentivar o respeito pelos Direitos Humanos e contribuir para educar na prevenção do genocídio; Capacitar os docentes para o uso de fontes primárias e secundárias em contexto lectivo; Construir planos de aula relativos a estes conteúdos; Elaborar materiais didácticos com base em fontes primárias. Criar instrumentos de avaliação diversificados, em suportes tradicionais ou digitais.

Conteúdos

1- Contextualização Histórica: (3h) 1.1. Os antigos Semitas: a origem do judaísmo hebraico; 1.2. A diáspora judaica; 1.3. O Antissemitismo peninsular da Idade Moderna; 1.4. O Antissemitismo nazi. 2- A Ideologia antissemita: (3h) 2.1. Da 1ª Guerra Mundial ao Holocausto. 3- Memória e Identidade [Europeia]: (3h) 4.1 Da matriz greco-latina e judaico-cristã ao multiculturalismo ocidental. 4- Antissemitismo Contemporâneo e Direitos Humanos. (2h) 5- Fontes primárias e secundárias na análise do Holocausto: (4h) 5.1. Fontes primárias: Diários, cartas, testemunhos, relatos de familiares; 5.2. Fontes Secundárias: Literatura (livros juvenis ou “A mulher que escondeu Anne Frank” ou “Encontrar o Amor em Auschwitz”);No Cinema (“O rapaz do Pijama às Riscas” ou “A Rapariga que Roubava Livros”); Nas visitas virtuais (MVASM…) 6- Bordéus-Portugal, uma rota de Esperança. (3h) 6.1. A ação humanitária de Aristides de Sousa Mendes; 6.2. A Figueira da Foz como lugar de memória: acolhimento dos refugiados Judeus na década de 40 do séc. XX. 6.3. A mudança de mentalidades e a sociabilidade (actividade artística e social dos judeus na cidade). 7- Visitas (aprendizagem em contexto): (2+8+8=18h) 7.1. Deambulando pelo Bairro Novo (Figueira da Foz) no rasto da presença de judeus na cidade na década de 40 do séc. XX. 7.2. Visita à Casa do Passal (Carregal do Sal) e Museu da Fronteira de Vilar Formoso; 7.3. Vista ao Museu do Holocausto (Porto) e Sinagoga do Porto. 8- Elaboração do trabalho final metodologia de trabalho de pares: (10h) 9- Apresentação do trabalho de Pares: (4h) 9.1. Planificação individual de uma plano de aula, material didático ou instrumento de avaliação sobre o tema, com base num (ou em mais) livro(s) ou num (ou mais filmes)/ numa análise comparativa. Ou 9.2. Relatório individual contextualizado de uma das visitas.

Metodologias

A tipologia das aulas a ministrar incluirá 8 sessões teórico-práticas e uma sessão prática

Avaliação

Os formandos serão classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC nº 3/2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas (presenciais e não presenciais); 3) qualidade da realização das tarefas propostas (presenciais e não presenciais) e reflexões efetuadas. A ponderação a aplicar na concretização da avaliação da formação é a seguinte: - Participação/Contributos (50%) - Trabalho de aplicação de conteúdos (50%)

Bibliografia

Aa. W, O Gueto de Varsóvia, Lisboa, Âncora, 2005.Afonso, Rui, Injustiça, O Caso Sousa Mendes, Editorial Caminho,1990.Arendt, Hannah, As Origens Do Totalitarismo, Lisboa, D. Quixote, 2006Pimentel, Irene Flunser, Judeus Em Portugal Durante A II Guerra Mundial, Esfera Dos Livros, 2008Poliakov, Léon [Dir.], História Do Anti-Semitismo – 1945-1993, Instituto Piaget, 1998

Observações

Os critérios de seleção são: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Ordem de inscrição; 3.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 4.º Docente de Unidade Orgânica não associada do CFAE Beira Mar.

Formador

Helena Romão Ângelo Neves

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-09-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 04-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 11-10-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 18-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 18-10-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 08-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
9 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
10 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
11 22-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
12 22-11-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
13 29-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 27-09-2025
Fim: 29-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133045/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Sec Dr Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

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