
Quando comer é um desafio: a alimentação e o mundo sensorial na escola turma 4
Apresentação
Em contexto escolar, é frequente os docentes confrontarem-se com crianças que apresentam seletividade alimentar, recusa de determinados alimentos ou dificuldades em participar em rotinas de refeição. Estas situações, muitas vezes interpretadas como “birras”, podem estar relacionadas com fatores de desenvolvimento, questões emocionais ou dificuldades sensoriais ligadas ao processamento de cheiros, texturas, cores e sons durante a alimentação. A investigação recente mostra que problemas alimentares na infância podem estar associados a padrões de reatividade sensorial, afetando a participação social, o bem-estar e até o rendimento escolar. Para os educadores e professores do 1.º ciclo, compreender estas dificuldades é fundamental para apoiar as crianças e articular com famílias e serviços especializados, contribuindo para ambientes educativos mais inclusivos e saudáveis.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar os docentes e educadores para a diversidade de comportamentos alimentares na infância e respetivas causas; - Reconhecer sinais de alerta que podem indicar dificuldades de alimentação ligadas a fatores de desenvolvimento ou processamento sensorial; - Identificar estratégias pedagógicas simples que podem ser aplicadas no refeitório, na sala de aula e em articulação com as famílias; - Promover uma abordagem positiva e colaborativa no apoio às crianças com dificuldades alimentares.
Conteúdos
1. Alimentação na infância: diversidade e desafios - O que é seletividade alimentar? Quando é apenas preferências e quando pode ser um problema; - Impactos no desenvolvimento, aprendizagem e vida escolar. 2. Fatores associados às dificuldades emocionais - Questões emocionais e comportamentais; - Reatividade sensorial (tátil, olfativa, gustativa, visual, auditiva) e o seu impacto nas rotinas de refeição; - Papel do contexto escolar. 3. O papel do educador/professor - Estratégias práticas de apoio em sala de aula e refeitório: rotinas previsíveis, adaptação de tarefas, uso de materiais de suporte (ex.: histórias, pictogramas); - Comunicação e trabalho com famílias: como abordar de forma construtiva; - Quando sinalizar para apoio especializado. 4. Dinâmica prática (online) - Análise de casos práticos; - Construção em grupo de um pequeno “guia de estratégias” aplicáveis no quotidiano escolar.
Observações
Esta AFCD destina-se apenas aos Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do AE Marquês de Marialva, Cantanhede
Formador
Ana Carolina Melanda Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Online síncrona |