Programa de Educação em Empreendedorismo – Cria o Teu Futuro turma 1

Apresentação

Hoje, mais do que nunca, perante múltiplos fatores sociais, económicos e políticos, reconhecemos que a aquisição de competências e habilidades próprias de um perfil empreendedor torna o indivíduo mais resiliente, perspicaz e proativo na sua capacidade de adaptação. Essa preparação revela-se essencial para enfrentar os desafios emergentes, resultantes das rápidas e profundas transformações provocadas pela revolução tecnológica, pela digitalização dos processos e pela globalização. Neste contexto, cabe à escola garantir a todos os jovens o acesso a aprendizagens, saberes, competências, atitudes e comportamentos indispensáveis à vida em sociedade. Embora o sucesso escolar seja influenciado por fatores internos e externos, o papel da escola e dos professores é determinante, assim como a colaboração entre os diversos agentes educativos que compõem a comunidade escolar. Esta articulação constitui uma condição essencial para a melhoria das práticas educativas. Importa sublinhar que o sucesso escolar não se mede apenas pelos resultados académicos. Depende igualmente da postura e motivação dos alunos perante a escola, do tempo e dos hábitos de estudo, da capacidade de concentração, da resolução de problemas, da gestão de conflitos, da criatividade e da inovação. Assim, ao ajustarmos as estratégias de ensino aos diferentes perfis dos alunos, reconhecendo-os como agentes ativos do processo educativo, contribuímos de forma efetiva para a promoção do sucesso escolar de todos. Educar para o empreendedorismo assume-se, portanto, como uma dimensão fundamental da educação, na medida em que incentiva os alunos a desenvolver capacidades e a cultivar valores, atitudes e comportamentos essenciais. Entre eles destacam-se a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a iniciativa, a perseverança, o trabalho colaborativo, o planeamento e a gestão de projetos. Estas competências tornam os jovens mais despertos para identificar oportunidades, gerar ideias com impacto social, económico e cultural e transformá-las em valor acrescentado para a sociedade.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Esta ação tem como principais objetivos pedagógicos:  • Sensibilizar os formandos para a importância de prepararem os alunos para os acelerados ritmos de mudança;   • Familiarizar os formandos com metodologias práticas de ensino-aprendizagem (learning by doing);  • Promover e explorar competências inerentes a um perfil empreendedor em professores do ensino secundário e profissional, sendo o professor considerado um verdadeiro agente de mudança, capaz de promover a melhoria de comportamento e atitude dos alunos, desafiando-os a trabalhar em equipa e a desenvolverem ideias e projetos empreendedores;  • Capacitar os professores para que possam promover junto dos alunos atividades promotoras de aprendizagens autónomas de competências pessoais e sociais, como a resolução de problemas, resiliência, criatividade, espírito de equipa, etc.;   • Integrar novas competências pedagógicas na planificação de aulas e outras atividades de aprendizagem prática (projetos, trabalhos de grupo, visitas de estudo, etc);   • Conceber e implementar um projeto-turma que vise o desenvolvimento e aplicação de competências empreendedoras nos alunos.

Conteúdos

• Conceito de empreendedorismo e o seu papel no contexto atual; • Apresentação do programa de educação em empreendedorismo no Ensino Secundário – “Cria o Teu Futuro”. • Sensibilização para a importância do empreendedorismo no século XXI; • A compreensão do papel dos empreendedores; • O entrosamento da temática de educação em empreendedorismo e o as orientações programáticas do Ensino Secundário. • Introdução ao “Modelo de ensino learning by doing”. • Aplicação do Modelo de Empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo.   • A relevância do desenvolvimento de competências empreendedoras para o desenvolvimento do aluno.

Anexo(s)

AFCD 396

Formador

Ana Carolina de Jesus Branco

Ricardo Serigado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 15-10-2025
Fim: 15-10-2025
Acreditação: CFAEBM-062526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online