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A Poesia de Fernando Pessoa – Aprendizagem e Avaliação turma 1

Apresentação

O estudo da obra poética de Fernando Pessoa é indicado nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português (no Ensino Básico e no Ensino Secundário). Os docentes têm de promover um ensino e uma aprendizagem que permita aos alunos ter uma visão global da obra poética de Fernando Pessoa, marcada pela heterogeneidade: poemas da obra Mensagem, a poesia ortónima e a dos heterónimos. Trata-se de uma lecionação sentida pelos professores como exigente, sendo esta uma matéria que os docentes pretendem aprofundar. Um dos objetivos do trabalho desenvolvido pelos Centros de Formação é o de ir ao encontro das necessidades de formação dos docentes, que têm manifestado interesse no aprofundamento dos seus conhecimentos nesta área.

Destinatários

Professores do Grupo 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Objetivos

1. Conhecer a obra poética de Fernando Pessoa. 2. Conhecer percursos de ensino e de aprendizagem dos alunos. 3. Desenvolver competências profissionais dos professores no processo de análise da poesia de Fernando Pessoa bem como no correspondente processo de organização do ensino e conceção de instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos.

Conteúdos

1. A poesia de Fernando Pessoa: contextualização histórico-literária. (30 minutos) 2. Poesia do ortónimo (com análise de poemas ilustrativos) (3 horas) - tópicos: o fingimento artístico, a dor de pensar, a nostalgia da infância e o sonho e a realidade; - recursos expressivos: a anáfora, a antítese, a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a metáfora e a personificação. 3. Poesia dos heterónimos – fingimento artístico e reflexão existencial (6 horas) (com análise de poemas ilustrativos) - Alberto Caeiro – o poeta “bucólico”, o primado das sensações; - Ricardo Reis – o poeta “clássico”, a consciência e a encenação da mortalidade; - Álvaro de Campos – o poeta da modernidade e a matéria épica (a exaltação do Moderno, o arrebatamento do canto), consciência e tempo, nostalgia da infância; - recursos expressivos: a aliteração, a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a metáfora e a personificação; a onomatopeia. 4. Poesia da obra Mensagem (com análise de poemas ilustrativos) (6 horas) - o imaginário épico (estrutura da obra, natureza épico-lírica da obra, dimensão simbólica do herói, exaltação patriótica); - o Sebastianismo; - recursos expressivos: a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a interrogação retórica e a metáfora. 5. Intertextualidade. (2 horas e 30 min.) 6. Construção de itens de interpretação de texto e apreciação da aprendizagem dos alunos. (5 horas) 7. Percursos de planificação. (2 horas)

Metodologias

1. Exposição dos assuntos feita pela formadora, apoiada em apresentações em suporte informático, fichas informativas e textos. 2. Estudo autónomo. 3. Realização de tarefas, em grupo e individualmente, a partir da análise de poemas. 4. Produção de itens e de instrumentos de avaliação. 5. Reflexão sobre o processo e o trabalho desenvolvido.

Avaliação

Critérios de avaliação: Participação na ação; trabalhos realizados na ação e reflexão crítica individual.

Bibliografia

ANTUNES, Alfredo. 1983. Saudade e Profetismo em Fernando Pessoa. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia, pp. 215-371, 429-476.COELHO, Jacinto do Prado. 1973, 4.ª edição. Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa. Lisboa: Editorial Verbo, pp. 17-173.MATEUS, Rui Afonso. 2013. Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.MONTEIRO, Adolfo Casais. 1999, 2.ª edição. Estudos sobre a Poesia de Fernando Pessoa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, pp. 47-140.SIMÕES, João Gaspar. 1987, 5.ª edição. Vida e Obra de Fernando Pessoa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, pp. 33-100, 137-145, 229-286, 531-577, 615-628.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 3.º Ordem de inscrição; 4.º Docente de Unidade Orgânica não associada do CFAE Beira Mar.

Formador

Maria Regina de Matos Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 20-09-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 27-09-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 27-09-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 11-10-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 18-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 20-09-2025
Fim: 18-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-129486/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Sec Dr Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz