564

Literacia das Emoções II turma 1

Apresentação

As emoções têm um impacto poderoso na saúde mental, na moral, na aprendizagem e funções cognitivas. Desta forma, as competências sociais e emocionais são componentes chave do processo educacional para sustentar o processo de desenvolvimento das crianças, conduzindo a uma aprendizagem eficaz e motivadora. Os termos de literacia emocional e inteligência emocional tendam a ser usados de forma complementar, sendo que de devem fazer distinções claras entre os dois. Se, por um lado, a inteligência emocional é considerada uma predisposição ou o potencial de fluência emocional, já a literacia emocional é identificada como um conjunto de competências para compreender e gerir as emoções, uma prática das interações quotidianas através das quais aprendemos a interpretar as nossas próprias emoções e as dos outros e que, consequentemente usamos para tomar decisões sobre as nossas ações.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Objetivos

- criar oportunidade de o aluno refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula potenciando a possibilidade de aprendizagens mais significativas; - Implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia e competências emocionais dos alunos no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolar dos alunos. - Reconhecer a importância das competências Autorregulação, Autoconsciência, Consciência Social, Competência Relacionais e Tomada de Decisão Responsável, nas aprendizagens e no desenvolvimento emocional e social do aluno, docente e rede escolar.

Conteúdos

4. Módulo Três - Lasers da Comunicação a) A escuta com o percursor da interesse e respeito mútuo entre pares. b) O Silêncio como espaço para o diálogo. 5. Módulo Quatro - SWOT Bridges a) Aferir as áreas potenciadoras das pontes relacionais. b) Aferir as áreas castradoras das pontes relacionais. 6. Módulo cinco - O Livro não é só para ler a) Descobrir a história e não o livro 7. Módulo Aferição - Aferição dos conhecimentos partilhados em formato questionário on-line.

Formador

Paulo Sérgio Marques de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-11-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 30-11-2024
Fim: 30-11-2024
Acreditação: CFAEBM-202425
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Cantanhede