
Encontro “Literacias Empreendedora e Financeira”: Empreendedorismo no ecossistema escolar - Colaborar, Decidir, Transformar turma 1
Apresentação
O Quadro de Referência Europeu sobre as Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida institui oito competências essenciais, entre as quais as de Literacia e de empreendedorismo. A Literacia Empreendedora e a Literacia Financeira, objeto de reflexão, aprofundamento e debate neste Encontro, implicam um contínuo de aprendizagens que permite às pessoas que integram o ecossistema escolar alcançarem os seus objetivos, desenvolvendo o seu conhecimento e potencial, participando integralmente na sua comunidade e na sociedade como um todo. De acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Educação Financeira e a Educação para o Empreendedorismo visam promover, junto das crianças e jovens, a aquisição de competências que lhes permitam analisar criticamente a realidade, selecionar informação, bem como formular hipóteses por forma a tomarem decisões fundamentadas e assumirem o risco e a incerteza num mundo em rápida transformação. Num mundo cada vez mais dividido pela tecnologia digital, por mudanças rápidas e profundas induzidas pela revolução tecnológica e pela globalização, importa garantir junto das crianças e jovens a resiliência e a capacidade proativa de adaptação à mudança face aos desafios emergentes na sociedade atual. Com estas competências pretende-se desenvolver a criatividade e a inovação, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a iniciativa, a perseverança e o trabalho colaborativo, o planeamento e a gestão de projetos, a capacidade de identificar, compreender, interpretar, criar e comunicar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Apresentar publicamente o Referencial de Educação para o Empreendedorismo e o seu enquadramento no desenvolvimento da Educação para a Cidadania, no âmbito do Currículo Nacional e especificamente na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento; 2. Refletir sobre as orientações para a intervenção em meio escolar no âmbito da Educação para o Empreendedorismo e da Educação Financeira; 3. Apresentar projetos de Literacia Financeira e de Educação para o Empreendedorismo desenvolvidos nas e pelas escolas; 4. Debater as implicações práticas em torno de temáticas centrais na ação empreendedora e na educação financeira; 5. Contribuir para o apoio às lideranças, capacitação de docentes e técnicos para o desenvolvimento, consolidação e recuperação das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos
1. Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Maria Luísa Oliveira) 2. Entrepreneurship education at school in Europe -2025 (Nathalie Baidak) O ICCS- International Civic and Citizenship 3. Education Study: principais características (Anabela Serrão) 4. Referencial Educação para o Empreendedorismo - enquadramento no Currículo Nacional (José Carlos Sousa e Vítor Figueiredo) 5. Jovens no pós-secundário: Competências e percursos (Susana Fernandes) 6. Cultura Empreendedora: Construir pontes para criar futuro (Jacinto Jardim)
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 09:45 - 12:45 | 3:00 | Presencial |