
Promoção da literacia em saúde mental da comunidade educativa turma 1
Apresentação
A promoção da “Literacia em Saúde Mental” de pessoal docente e não docente constituiu-se como o elemento-chave desta iniciativa, que visa possibilitar o reconhecimento e intervenção precoce face a perturbações da saúde mental dos adolescentes (Scott e Chur-Hansen, 2008, cit. por Rosa, Loureiro e Sousa, 2014). A literacia em saúde mental é definida como as crenças e conhecimentos acerca dos problemas e perturbações mentais que permitem o seu reconhecimento, gestão (no sentido do autocuidado) e prevenção (Loureiro, 2015). Intervenções escolares, com foco na saúde mental das crianças e adolescentes, têm a possibilidade de influenciar o desenvolvimento, de forma que este seja saudável, e de diminuir o risco de desenvolver perturbações de saúde mental (Las Hayas et al., 2019). As intervenções devem reforçar a capacidade de o indivíduo e conviventes significativos identificarem e regularem as emoções, melhorarem as alternativas aos comportamentos de risco e aumentarem a resiliência para gerir as situações difíceis, promovendo redes de suporte e apoio. Reconhecendo o peso das experiências adversas da infância para a génese da doença nos adultos, bem como possíveis lacunas no que diz respeito ao conhecimento, procuramos envolver a comunidade escolar, de forma a promover a literacia em saúde mental e promover o desenvolvimento de competências emocionais e relacionais. Uma intervenção que consiga níveis de cumplicidade do desenvolvimento de competências emocionais e relacionais no adolescente e de uma melhor parentalidade, aliada a um aumento de literacia em saúde mental (de pais, professores, auxiliares de ação educativa e profissionais de saúde) será mais eficaz, sendo capaz de transformar fatores de risco em fatores protetores da Saúde Mental e assim contribuir para uma sociedade melhor e mais saudável.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Promover a literacia em saúde mental da comunidade escolar sobre os desvios ao desenvolvimento normativo ao nível cognitivo, emocional e comportamental dos adolescentes e sobre os sinais de alerta sugestivos de alterações, problemas e/ou perturbações mentais. • Promover a literacia em saúde mental da comunidade escolar sobre as estratégias adaptativas e de ajustamento, que permitam prevenir e/ou gerir os possíveis problemas e/ou perturbações mentais dos adolescentes. • Melhorar a referenciação para os serviços de saúde mental da infância e adolescência através do aumento da literacia em saúde mental da comunidade escolar e de uma melhor articulação entre os vários níveis de prestação de cuidados.
Conteúdos
Pretende abordar-se como reconhecer perturbações específicas, dar a conhecer fatores de proteção, de risco e causas das perturbações mentais; conhecer estratégias de autocuidado; e conhecer formas de procurar ajuda. A sessão será dividida em duas partes: • 1ª parte - Formativa: recorre ao método expositivo e interrogativo com técnicas reflexivas e de discussão de três temas: Bullying, Perturbações do comportamento alimentar e Comportamentos aditivos. • 2ª parte - Kit MenteCiente: através de vinhetas clínicas e de forma mais interativa, serão apresentadas algumas técnicas: comunicação assertiva; gestão de conflitos; gestão das emoções; resolução de problemas; gestão do processo de mudança e modificação do comportamento. Será colocada em prática a utilização da informação em saúde mental
Formador
Rita Margarida Ferreira da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |