
Programas de Educação em Empreendedorismo - Artes e Ofícios, Missão 17 ODS, Cria o Teu Futuro turma 1
Apresentação
Hoje, mais do que nunca, atendendo a vários fatores sociais, económicos e políticos, sabemos que a aquisição de competências e habilidades típicas de um perfil empreendedor torna um indivíduo mais resiliente, mais perspicaz, com capacidade proativa de adaptação à mudança face aos desafios emergentes, provocados por mudanças rápidas e profundas induzidas pela revolução tecnológica, pela digitalização dos processos e pela globalização. A escola deve garantir a todas os jovens o acesso às aprendizagens, aos saberes, às competências, às atitudes e aos comportamentos necessários à vida em sociedade. Embora o sucesso escolar seja condicionado por fatores internos e externos, o papel da escola e do professor é crucial, assim como a colaboração entre os vários agentes educativos que compõem a comunidade escolar. Esta articulação é determinante para a melhoria das práticas educativas. O sucesso escolar não está diretamente relacionado, apenas, com os resultados académicos do aluno. Relaciona-se também com a postura e a motivação dos alunos perante a escola, com o tempo dedicado e os hábitos de estudo, com a sua capacidade de atenção/concentração, resolução de problemas e gestão de conflitos, criatividade e inovação. Assim, ao adaptarmos as estratégias de trabalho aos perfis dos alunos enquanto agentes ativos do processo educativo, estaremos a contribuir para a promoção do sucesso escolar de todos os alunos. Educar para o empreendedorismo reconhece-se como uma vertente fundamental da educação, no processo para incentivar os alunos a desenvolverem capacidades e promoverem valores, atitudes e comportamentos, inerentes à aquisição de várias competências tais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, iniciativa, perseverança, trabalho colaborativo, planeamento e gestão de projetos, estando deste modo mais despertos para agarrarem as oportunidades, gerarem ideias de cariz social, económico, cultural e transformá-las em valor acrescentado para os outros.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Esta ação tem como principais objetivos pedagógicos: • Sensibilizar os formandos para a importância de prepararem os alunos para os acelerados ritmos de mudança; • Familiarizar os formandos com metodologias práticas de ensino-aprendizagem (learning by doing); • Promover e explorar competências inerentes a um perfil empreendedor em professores do ensino secundário e profissional, sendo o professor considerado um verdadeiro agente de mudança, capaz de promover a melhoria de comportamento e atitude dos alunos, desafiando-os a trabalhar em equipa e a desenvolverem ideias e projetos empreendedores; • Capacitar os professores para que possam promover junto dos alunos atividades promotoras de aprendizagens autónomas de competências pessoais e sociais, como a resolução de problemas, resiliência, criatividade, espírito de equipa, etc.; • Integrar novas competências pedagógicas na planificação de aulas e outras atividades de aprendizagem prática (projetos, trabalhos de grupo, visitas de estudo, etc); • Conceber e implementar um projeto-turma que vise o desenvolvimento e aplicação de competências empreendedoras nos alunos.
Conteúdos
• Conceito de empreendedorismo e o seu papel no contexto atual; • Apresentação dos programas de educação em empreendedorismo nos 2.º e 3.º ciclos do EB e ES. O programa “Artes e Ofícios”, o programa “Missão 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e o programa “Cria o Teu Futuro”, respetivamente; • Sensibilização para a importância do empreendedorismo no século XXI; • A compreensão do papel dos empreendedores; • O entrosamento da temática de educação em empreendedorismo e o as orientações programáticas do Ensino Básico e Secundário. • Introdução ao “Modelo de ensino learning by doing”. • Aplicação do Modelo de Empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo. • A relevância do desenvolvimento de competências empreendedoras para o desenvolvimento do aluno.
Anexo(s)
Observações
Para professores dos 2.º e 3.º ciclos, do Ensino Secundário Regular e/ou Profissional da CIM Região de Coimbra
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Ricardo Serigado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |