
Programa Educativo de Literacia Financeira - As Aventuras da Inês turma 1
Apresentação
A literacia financeira é uma competência essencial para a formação de cidadãos informados, conscientes e capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis ao longo da vida. A introdução precoce de conceitos financeiros, adaptada à faixa etária dos 6 aos 11 anos, contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas e competências práticas no que respeita à gestão de recursos, poupança, consumo consciente e planeamento financeiro. Os professores do 1.º Ciclo do EB desempenham um papel determinante na construção dessas competências, uma vez que têm a oportunidade de integrar conceitos de educação financeira de forma transversal nas áreas curriculares, promovendo aprendizagens significativas desde os primeiros anos de escolaridade. O Referencial de Educação Financeira oferece uma orientação clara e estruturada para apoiar esta integração, mas muitos docentes carecem de formação específica para implementar estas aprendizagens de forma eficaz e adaptadas às necessidades dos alunos. Esta ação de formação visa assim capacitar os professores com conhecimentos, recursos e estratégias pedagógicas práticas para desenvolverem e promoverem a educação financeira junto aos seus alunos, alinhada com os objetivos do Referencial de Educação Financeira.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Reconhecer a importância da literacia financeira como competência fundamental para o desenvolvimento integral das crianças do 1.º ciclo do EB; • Compreender os princípios e objetivos do Referencial de Educação Financeira da DGE; • Identificar estratégias pedagógicas e atividades práticas para a implementação de conteúdos de alfabetização financeira em contexto de sala de aula; • Desenvolver competências para integrar a educação financeira de forma transversal nas diferentes áreas curriculares do 1.º ciclo do EB; • Promover a reflexão sobre o papel do professor na formação de alunos com consciência financeira e comportamentos responsáveis.
Conteúdos
Introdução à Educação Financeira • Conceito de educação financeira e a sua importância na sociedade atual. • Benefícios da promoção da educação financeira em idades precoces. Referencial de Educação Financeira • Estrutura e objetivos do Referencial. • Eixos e domínios de aprendizagem: Rendimento, Consumo, Poupança, Crédito, Gestão de Risco e Planeamento Financeiro. Estratégias Pedagógicas para o Ensino da Educação Financeira • Princípios pedagógicos para a abordagem dos temas financeiros no 1.º ciclo. • Exemplos de atividades práticas e lúdicas para introduzir conceitos financeiros na sala de aula. • Ferramentas e recursos educativos para o ensino da educação financeira. Integração Transversal da Literacia Financeira no Currículo • Relação da literacia financeira com as áreas de Matemática, Estudo do Meio, Português e outras áreas curriculares. • Sugestões de abordagens interdisciplinares. O Papel do Professor como Agente de Mudança • Reflexão sobre o impacto das práticas pedagógicas no desenvolvimento da educação financeira. • Desenvolvimento de competências do professor como mediador e facilitador de aprendizagens financeiras. Discussão e Partilha de Experiências • Espaço para partilha de boas práticas entre participantes. Discussão de desafios e oportunidades na implementação de atividades de educação financeira
Anexo(s)
Observações
Esta AFCD destina-se apenas aos Professores do GD 110 da CIM Região de Coimbra
Formador
Ana Carolina de Jesus Branco
Cátia Marina Salgado Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |