
Congresso "Desenvolvendo uma escola do século XXI" turma 1
Apresentação
Em função do plano de atividades: O Congresso "Desenvolvendo uma escola do século XXI" vai realizar-se presencialmente, no Grande Auditório do CAE - Figueira da Foz, nos dias 16 de maio (6.ª feira à tarde) e 17 de maio (sábado de manhã e de tarde), fazendo parte do Plano de Formação do CFAE Beira Mar (2024-27), aprovado em sessão da Comissão Pedagógica de 11 de julho de 2024. Em função dos destinatários: Este Congresso conta com um conjunto de Oradores de referência, nacionais e internacionais, com o objetivo de dotar todos os participantes (pessoal docente e não docente) de ferramentas para que melhor possam ir edificando uma escola inclusiva e em transição digital, o que exige que sejam encontradas respostas que assegurem a todos os alunos a aquisição de competências para a plena integração social.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
• Capacitar o Pessoal Não Docente para práticas que respondam às necessidades dos alunos; • Potenciar a eficácia do trabalho na promoção do sucesso escolar; • Proporcionar ao Pessoal Não Docente ferramentas e informação que lhe permita reorganizar as suas metodologias de trabalho; • Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional; • Refletir sobre as tecnologias, a sua integração nos contextos educativos e o seu impacto na prática; • Promover a atualização do conhecimento relativamente às neurociências, à inteligência artificial e aos computadores quânticos; • Facultar o acesso a sessões com conferencistas de mérito académico que permitam uma reflexão sobre as temáticas em discussão e uma transformação nos meios escolares; • Fomentar a participação numa perspetiva colaborativa; • Promover a cultura da monitorização dos processos.
Conteúdos
• Enquadramento concetual e legal Decreto-Lei nº 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Portaria 181/2019, Avaliação, Plano de Capacitação Digital, Inteligência Artificial; • Caminhos facilitadores de uma aprendizagem capaz de responder a todos os alunos em geral e a cada aluno em particular; • A importância do trabalho colaborativo e da supervisão nas escolas; • Avaliação de competências e conhecimentos: o que se pretende quando se avalia; • Tecnologias: que impacto nas aprendizagens; • Neuroeducação: o contributo da neurociência para a aprendizagem; • Inteligência artificial e computadores quânticos: que implicações.
Metodologias
- Exposição teórica; - Debate sobre os temas expostos em contexto; - Abertura de email para colocação de perguntas sobre os temas abordados (endereçadas a cada palestrante), com posterior resposta a todos os participantes.
Avaliação
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - Apresentação de uma reflexão individual, incidindo sobre um tema do Congresso "Desenvolvendo uma escola do século XXI" ou uma das temáticas abordadas nas diferentes conferências. - A reflexão crítica será avaliada de acordo com critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores Insuficiente; - 5 a 6,4 valores Regular; - 6,5 a 7,9 valores Bom; - 8 a 8,9 valores Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente. - A classificação obtida na reflexão individual terá que ser no mínimo de 5 valores, para que possa usufruir das horas; - A reflexão terá que ser redigida em formato digital com fonte Arial de tamanho 11, espaçamento 1,25 e todas as margens a 2,0 cm, constando de um documento com um máximo de 3 páginas incluindo a capa. - A avaliação da reflexão incidirá em: - Correção formal (apresentação adequada de acordo com as regras definidas) 25%; - Conteúdo teórico [relatório crítico e reflexivo (50%) que preveja o impacto na prática do docente (25%) 75%.
Bibliografia
ACT Report Summary (2006). Reading Between the lines: What the ACT Reveals About Readiness in Reading. Iowa City. ACT. Casella, E. et al. (2011). As Bases Neurobiológicas da aprendizagem da leitura. In WOLTER, F. et al. (cord.) (2011). Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências. 35-69. Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular - Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora. Sampaio, D. (2018). Do Telemóvel para o Mundo. Lisboa: Editorial Caminho. Vieira, F. (2017, abril). Supervisão e inovação: Caminhos de (trans)formação na escola. Conferência realizada no Congresso Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.
Observações
INSCRIÇÃO: €20,00 I.B.A.N: PT50 0035 0321 0003 0829630 92 MUITO IMPORTANTE: Após efetuar o pagamento, deve enviar o respetivo comprovativo (digitalizado ou fotografado), para geral.cfaebm@esjcff.pt, indicando o nome completo do participante no Congresso. Caso não seja o 1.º titular da conta de onde fez a transferência, deve colocar o nome do 1.º titular no corpo do E-mail.
Formador
Fernanda Paula Fernandes dos Reis Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Presencial |
2 | 17-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 17-05-2025 (Sábado) | 14:30 - 19:00 | 4:30 | Presencial |