
ChatGPT na Sala de Aula: IAgora? turma 1
Apresentação
Com o avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA), especialmente da IA Generativa, é imperativo que os professores detenham capacidades necessárias para integrar, pedagógica e contextualizadamente, esta tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e na avaliação. Este contexto desafiante exige uma adaptação às novas ferramentas, com destaque para o ChatGPT pelas suas inúmeras potencialidades no planeamento de aulas, na criação de materiais didáticos e no apoio ao desenvolvimento de competências transversais. Urge, pois, capacitar os docentes para integrar eficazmente o ChatGPT nas suas práticas pedagógicas, utilizando-o como um recurso promotor do pensamento crítico, da criatividade, da resolução de problemas, da personalização do ensino e da inovação na sala de aula, de modo a criar dinamismo e a enriquecer a aprendizagem dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender a definição, o funcionamento e os conceitos básicos de IA. Enquadrar a IA na educação. Conhecer a origem e o funcionamento do ChatGPT bem como as suas potencialidades e limitações. Explorar as aplicações do ChatGPT na personalização de atividades em diversas áreas curriculares. Conceber, com recurso ao ChatGPT, planos de aula e materiais didático-pedagógicos que apoiem o processo de ensino-aprendizagem-avaliação pedagógica e o desenvolvimento de competências transversais. Combinar o ChatGPT com outras ferramentas de IA, no ensino-aprendizagem-avaliação. Reconhecer a necessidade de privilegiar metodologias ativas e colaborativas na potencialização da IA - do ChatGPT. Refletir criticamente sobre o uso ético, responsável e em privacidade da IA - do ChatGPT na sala de aula. Partilhar boas práticas e recursos criados com o ChatGPT com vista à otimização do ensino. Delinear planos de ação para integrar o ChatGPT na sala de aula, de forma ética e segura.
Conteúdos
Sessão 1 (3H) | Preparação Acolhimento. Divulgação do Padlet. Diagnóstico de práticas pedagógicas com o ChatGPT. Levantamento de expectativas em relação ao ChatGPT. Introdução à IA | Presencial 1.1. Divulgação da ação de formação no Moodle do CFAEBM e disponibilização do acesso. 1.2. Leitura da documentação disponibilizada: guias educativos, tarefas/atividades, prazos, critérios de avaliação. 1.3. Partilha de práticas pedagógicas com o ChatGPT já desenvolvidas pelos docentes-formandos e de expectativas em relação ao ChatGPT. 1.4. IA: definição, funcionamento e conceitos básicos. Sessão 2 (3H) | Introdução à IA e ao ChatGPT | Online síncrona 2.1. IA no contexto educativo e no currículo do ensino português. 2.2. ChatGPT: origem, funcionamento, potencialidades e limitações. 2.3. ChatGPT: alinhamento com os objetivos pedagógicos e integração em diferentes áreas curriculares. 2.4. Estrutura básica do prompt. Sessão 3 (3H) | Inspiração: ChatGPT para o desenvolvimento de competências transversais e da aprendizagem ativa e colaborativa | Online síncrona 3.1. Registo, acesso e demonstração prática e contextualizada de atividades pedagógicas de diferentes disciplinas: planos de aula; resumo; tradução; pesquisa; simplificação de conceitos;resolução de problemas; correspondência; referenciação bibliográfica. Sessão 4 (3H): Atividades colaborativas com o ChatGPT | Presencial 4.1. Criação de recursos pedagógicos. 4.2. Avaliação crítica dos produtos gerados 4.3. Combinação do ChatGPT com outras ferramentas de IA. Sessões 5 e 6 (6H): Oficinas temáticas com apoio do ChatGPT, em grupo, e partilha-reflexão-conclusões | Presencial Oficina 1: Construção de instrumentos de regulação/autorregulação das aprendizagens, aferindo a qualidade e a relevância dos produtos gerados. Oficina 2: Correção e avaliação de exercícios, tratamento de dados, análise de desempenhos e tendências de aprendizagem e feedback detalhado e personalizado. Oficina 3: Criação de atividades práticas de escrita, leitura e compreensão em diferentes idiomas e prevendo intervenções individualizadas para alunos com medidas do Decreto-Lei 54. Oficina 4: Simulação de diálogos ou debates. Sessão 7 (3H): Ética, responsabilidade e segurança; Trabalho Final | Presencial 7.1. Limitações do ChatGPT: riscos de erros factuais e contextuais. 7.2. Discussão sobre os desafios éticos, responsabilidade e segurança no uso da IA - do ChatGPT na sala de aula. 7.3. Plágio|direitos autorais e dependência tecnológica. 7.4. Definição de planos de ação individuais para integrar o ChatGPT na sala de aula, de forma ética e segura. Sessão 8 (4H): Trabalho Final; Encerramento e impactos | Online síncrona 8.1. Definição de planos de ação individuais para integrar o ChatGPT na sala de aula, de forma ética e segura (cont.) 8.2. Reflexões finais e encerramento da formação. 8.3. Impactos do processo formativo.
Metodologias
As sessões assumirão um caráter teórico, teórico-prático e prático-reflexivo, com metodologias adequadas aos formandos, visando criar ambientes de aprendizagem significativos, motivadores e inovadores. Sessões expositivas e demonstrativas para introdução ao ChatGPT e suas funcionalidades, proporcionando uma visão teórica e técnica da ferramenta. Atividades práticas e oficinais para experimentação do ChatGPT em diferentes cenários pedagógicos. Trabalho colaborativo e aprendizagem entre pares através de dinâmicas em grupo, permitindo a troca de experiências entre os professores e a criação de recursos educativos conjuntos. Debate sobre os desafios, limites e oportunidades do uso do ChatGPT na educação. Sessões síncronas e assíncronas com leitura de materiais, visionamento de vídeos e realização de tarefas práticas para complementar a aprendizagem. Feedback contínuo e autorregulação ao longo do processo para garantir a adaptação dos formandos ao uso eficaz do ChatGPT em contexto educativo.
Avaliação
Realização das atividades propostas nas sessões - 40% Participação nas sessões e nas discussões - 10% Conceção de um plano de ação individual para a implementação ética e segura do ChatGPT na sala de aula - 50% Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Trabalhos práticos e reflexões críticas efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores Insuficiente; - 5 a 6,4 valores Regular; - 6,5 a 7,9 valores Bom; - 8 a 8,9 valores Muito Bom; - 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Chung Kwan, L. (2023). What Is the Impact of ChatGPT on Education? A Rapid Review of the Literature. Education Sciences, 13(4), 410. Htpps://doi.org/10.3390/educsci13040410Fino, C. N. (2023). Entrevista com o ChatGPT: o que um chatbot em construção sabe de educação, currículo e inovação pedagógica. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023finoMiao, F. & Holmes, W. (2023). Guidance for generative AI in education and research. UNESCO.Ribeiro, A., & Rosa, A. (2023). Descobrindo o potencial do ChatGPT em sala de aula - Guia para Professores e Alunos. Lisbon International Press.Yee, K., Whittington, K., Doggette, E. & Uttich, L. (2023). ChatGPT Assignments to Use in Your Classroom Today. FCTL Press.
Observações
Critérios de seleção: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 3.º Ordem de inscrição; 4.º Docente de Unidade Orgânica não associada do CFAE Beira Mar.
Formador
Rui Marques de Abreu
Maria Arminda Cordeiro Duarte Ramos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-04-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 07-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 21-06-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |