
Herbário Escolar de Plantas Invasoras turma 1
Apresentação
Esta ação integra um conjunto de encontros formativos, dinamizados com o intuito de trabalhar com o pessoal docente, profissionais da educação e pessoas interessadas nas temáticas da educação na e pela natureza; são realizadas no âmbito do projeto Educ@rteNatureza, o qual tem como desígnio contribuir para desenhar, desenvolver, implementar e avaliar o modelo de educação através da natureza, dando Voz e Valor aos espaços que nos cercam contando histórias, que se querem ilustradas e, também, mediadas pelas tecnologias.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
As plantas invasoras, plantas exóticas que causam impactos negativos na biodiversidade nativa, são uma das maiores ameaças à nossa biodiversidade, sendo necessário educar os cidadãos para a sua identificação, controle e remoção. É também notória a necessidade de melhorar a literacia ambiental de forma a promover um desenvolvimento sustentável e ecológico. A criação de um Herbário, uma coleção biológica de plantas secas prensadas, criado através da experiência no campo e na sala de aula, e com o objetivo de incentivar a leitura do ambiente e o trabalho manual é uma prática que, apesar de já ter sido comum em contexto educativo, se encontra praticamente abandonada. A educação ambiental tem tido também um foco teórico, sendo importante existirem também atividades práticas de educação ambiental que tenham uma vertente de contacto direto com a natureza. Este projeto surge com o objetivo de promover, junto das crianças, com os professores, a literacia ambiental através da criação de herbários escolares de plantas invasoras, do contacto direto com a natureza Esta formação tem assim como objetivos: • Compreender os conceitos apresentados; • Identificar e analisar as plantas invasoras; • Promover a Literacia Ambiental; • Concluir a importância da natureza na educação.
Conteúdos
Primeira sessão (Componente teórica) 1. Herbário 1.1 Conceito 1.2 Diferentes fases de montagem 2. Plantas Invasoras 2.1 Características 2.2 Impacto no ambiente 2.3 Principais espécies em Portugal 3. Relação entre o Herbário e a educação 3.1. Literacia Ambiental 3.2. Contacto com a natureza (Componente prática) 1. Recolha e prensagem de plantas Segunda sessão (Componente prática) 1. Processo de secagem de exemplares de herbário 2. Processo de montagem de exemplares de herbário
Anexo(s)
Observações
Inscrições em https://forms.gle/868Ja1bC7MTGP2Qi6
Formador
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |