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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar turma 1

Apresentação

Segundo a OMS, saúde mental é muito mais do que a ausência de doença. A saúde mental é um estado de bem-estar, no qual a pessoa percebe as suas próprias capacidades, consegue lidar com o stress, realiza as suas atividades, trabalha de forma frutífera e contribui para a sua comunidade (WHO, 2022). Estudos epidemiológicos indicam que, atualmente, as perturbações mentais e os problemas de saúde mental são uma das principais causas de incapacidade e de morbilidade (PNSM, 2017). As perturbações mentais têm forte impacto na adolescência e, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% dos adolescentes vão apresentar uma perturbação mental antes de atingirem a maioridade, podendo levar a um sofrimento emocional acentuado (DGS como referido por Santos et al., 2021). Numa grande parte dos casos, a doença mental não é reconhecida nem tratada, revelando consequências prejudiciais para a saúde mental ao longo da vida (WHO, 2020). Recentemente, foram conhecidos os resultados do HBSC/OMS (Health Behaviour in School-aged Children), que tem como objetivos analisar os estilos de vida dos adolescentes em idade escolar nos seus contextos de vida, a vários níveis, inclusive a saúde mental e bem-estar. Comparados os resultados de 2018 e de 2022, verificaram que os adolescentes portugueses se encontravam menos satisfeitos com a vida, sentiam-se mais infelizes e apresentavam mais sintomas físicos e psicológicos, com impacto negativo no bem-estar (Gaspar, Guedes & Equipa Aventura Social, 2022).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Aumentar a literacia em saúde mental nas escolas, através da capacitação dos professores • Desenvolver competências dos professores sobre saúde mental • Promover um ambiente escolar amigo da saúde mental

Conteúdos

1. Saúde mental (3h) - Conceito de saúde mental, doença mental e problema de saúde mental - Estigma em saúde mental - Saúde mental das crianças e adolescentes - Saúde mental dos docentes - Fatores protetores de saúde mental - O papel da escola na promoção da saúde mental 2. “Não quero ir à escola. Os meus colegas de turma gozam comigo. E agora?” (3h) - Prevenção da violência e do Bullying - Como ajudar 3. “Não durmo bem e o meu coração bate muito depressa. E agora?” (3h) - Sinais e sintomas de ansiedade - Como ajudar 4. “Sinto-me sempre triste, não quero falar com ninguém e nunca faço nada bem. E agora?” (3h) - Sinais e sintomas de depressão - Como ajudar 5. “Não sirvo para nada, qualquer dia desapareço. E agora?” (3h) - Comportamentos suicidários (Ideação suicida, comportamentos autolesivos, tentativa de suicídio e suicídio) - Fatores de risco e fatores protetores - Como ajudar

Avaliação

• Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. • Trabalhos práticos e reflexões efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente; - 5 a 6,4 valores - Regular; - 6,5 a 7,9 valores - Bom; - 8 a 8,9 valores - Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente. • Realização de uma Reflexão Individual final sob a forma escrita

Bibliografia

Gaspar, T., Guedes, F. B., & Social, E. A. (2022). HEALTH BEHAVIOURIN SCHOOL - AGED CHILDREN - Dados Nacionais 2022 - A Saúde dos Adolescentes Portugueses em Tempo de Pandemia. Lisboa: Equipa Aventura Social.PNSM (2017). PROGRAMA NACIONAL PARA A SAÚDE MENTAL. Lisboa: Direção-Geral da Saúde.Santos, J. C., Erse, M. P., Simões, R. P., Façanha, J. N., Marques, L. A., Matos, M. E., Quaresma, M. H. (2021). Mais Contigo 2021 - Promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários na comunidade educativa. (E. S. (ESEnfC), Ed.)World Health Organization. (2020). Guidelines on mental health promotive and preventive interventions for adolescents. http://apps.who.int/bookorders.World Health Organization; 2022. World mental health report: transforming mental health for all. Geneva.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 3.º Ordem de inscrição.

Formador

Dina Maria da Rocha Inocêncio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 22-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 05-04-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 08-03-2025
Fim: 05-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123522/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola-sede AE do qual for proveniente maior parte inscritos