511

O Objeto-Arte e o Objeto-Técnico nas estratégias inovadoras em Educação: Capacitação digital de docentes em Arte e Tecnologia – Nível 3 turma 2

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover acompetência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD,beneficiando do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes dosistema educativo e formativo nacional (nível 3) e a sua capacidade para implementar estratégias pedagógicasinovadoras, enquadradas nas práticas contemporâneas das Artes na Educação. Pretende-se implementar práticas educativas promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos para que estes possamassumir atitudes mais ativas do exercício da cidadania através da intervenção artística. Nesse sentido, é fundamental queos alunos experimentem e concebam objetos estéticos mantendo um diálogo permanente entre Arte e Tecnologia.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 250, 530, 550, 600, 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 250, 530, 550, 600, 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 250, 530, 550, 600, 610.

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e deprocessos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras nacomunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensinoatravés da transversalidade das Artes; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suasescolas em abertura com iniciativa locais, nacionais e internacionais da intervenção artística; - promover a atitude de inovação pedagógica tendo por pano de fundo a perspectiva de projetos nacionais etransnacionais em Arte e Educação (Plano Nacional da Artes, Erasmus Plus,...); - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo orientadapara o desenvolvimento da formação artística e estética.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2 1. Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas (3 horas) Discussão, renovação e inovação na prática profissional Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa e outras parcerias no âmbito do Plano Nacional das Artes 2. Desenho de estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes eferramentas digitais que facilitem a harmonização entre o objeto-arte e o objeto-técnico (4 horas) As manifestações contemporâneas das Artes e Educação e as estratégias digitais de caráter científico-pedagógicopromotoras do desenvolvimento profissional dos docentes Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos naperspetiva da implementação de dinâmicas pedagógicas nos múltiplos domínios das Artes (cinema, cinema expandido,video art, poesia visual, performance em realidade aumentada,..) 3. Introdução à programação em ambiente gráfico (Max/Msp/Jitter) para o desenvolvimento de projetos simples integradosem sistemas computacionais com recurso à programação de placas Arduino (8 horas) Implementação de Interfaces e sensores em sistemas multimédia interativos 4. Modelação e impressão 3D baseada em plataformas online (Tinkercad) (7 horas) Princípios básicos e técnicas fundamentais de impressão e modelação 3D 5. Concepção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital no quadro da intervenção das Artes e da sua relaçãocom as Tecnologias digitais na escola (3 horas) Conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.

Metodologias

Abordagem pragmática do referencial DigCompEdu em articulação comoutros documentos sobre Educação e Arte; trabalho colaborativo e reflexivopara a inovação; conceção e construção de um objeto técnico para amaterialização de um objeto-arte com aplicação didático-pedagógica;exploração da realização técnica e artística numa perspetiva iterativa daavaliação; autorreflexão sobre o trabalho autónomo. Nas sessões presenciais será promovida a realização de projetos artísticoscom aplicação didático-pedagógica em equipas constituídas por docentes deáreas disciplinares diferentes. Nas sessões não presenciais serão orientadas para a reflexão e avaliaçãodos processos em curso, em plataforma digital que assegure a interaçãoentre pares e entre formador. Na última sessão presencial os formandos apresentarão os resultadosdessas atividades, com evidências, proporcionando-se momentos para apartilha e reflexão. No trabalho autónomo será estimulada aplanificação e conceção de açõespromotoras dos Planos de Ação deDesenvolvimento Digital em articulaçãocom as Artes em Educação, regulando amonitorização e posterior avaliação.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 defevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditaçãode Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicadono Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo porbase a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos. Assim destacam-seas seguintes normas: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. • Trabalhos práticos e reflexões efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critériospreviamente estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10. - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia

- Lucas, M., & Moreira, A. (2018) DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UAEditora. - UNESCO (2006) Roteiro para a Educação Artística: Desenvolver as Capacidades Criativas para o Século XXI. - Taylor, G (2020) Step by Step: Adventures in Sequencing with Max/MSP. Cycling '74 - MONK, Simon. Programação com Arduino: Começando com Sketches. Porto Alegre: Editora Bookman, 2017. - Relvas, C. (2018). O Mundo da impressão 3D e o Fabrico Digital. Quântica Editora.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 3.º Ordem de inscrição.

Formador

Sérgio Augusto dos Santos Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 22-02-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 01-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 08-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 11-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 22-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 18-02-2025
Fim: 29-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-117205/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Dr João de Barros, Figueira da Foz e online

INSCREVER-ME