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Metodologias ativas em sala de aula turma 2

Apresentação

Partilha de práticas de ensino, desenvolvimento de um conjunto de Competências Digitais e de avaliação. A sociedade atual debate-se com questões como a imprevisibilidade do futuro e a sustentabilidade do desenvolvimento económico, social e ambiental, e a escola é o território de eleição no desenvolvimento de competências para o exercício de uma cidadania ativa e democrática. Tendo por base o PASEO, os Dec-Lei n.º 54/2018, e n.º 55/2018, de 6 jul, a Lei n.º 116/2019 de 13 set, as Aprendizagens Essenciais, DigCompEdu e a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas pedagógicas. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas, para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificarem contexto de sala de aula. A aprendizagem ativa é um processo de ensino que tem como objetivo envolver os alunos nas atividades de aprendizagem, porque pensam sobre aquilo que estão a fazer, porque aprendem melhor quando se envolvem e participam ativamente na sua aprendizagem. A aprendizagem ativa enquadra-se assim nas perspetivas de mudança do paradigma educacional que ainda prevalece nas nossas escolas, do ensino centrado no professor, que coloca o aluno como espectador, para um ensino centrado no aluno, onde o aluno é ator implicado no processo de construção do seu saber. A avaliação contribui para que todos os alunos aprendam melhor e com mais profundidade, porque está articulada com os processos de aprendizagem e de ensino, é utilizada de forma deliberada, sistemática e contínua, utilizando uma diversidade de processos de recolha de informação (Fernandes, 2021).

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Explorar diferentes documentos legislativos de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; Refletir de forma crítica sobre a aplicação de práticas pedagógicas centradas no aluno; Demonstrar que a aprendizagem centrada no aluno promove um papel mais ativo e crítico na construção do conhecimento; Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projetos e outras metodologias ativas; Promover a mudança nas rotinas dos professores, procurando alcançar uma prática letiva integrada e integradora; Capacitar os docentes para a realização de atividades com e sem tecnologias digitais que promovam a utilização de metodologias ativas em sala de aula; Estimular a reflexão, da utilização crítica das tecnologias em contexto educativo; Reflexão sobre as implicações e importância da inteligência artificial em contexto educativo: - Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); - Utilizar de forma refletida na sala de aula aplicações suportadas por IA, numa perspetiva de integração curricular.

Conteúdos

4 horas Módulo 1. Explorar diferentes documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, DigCompEdu, Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; Refletir de forma crítica sobre a aplicação de práticas pedagógicas centradas no aluno; Demonstrar que a aprendizagem centrada no aluno promove um papel mais ativo e crítico na construção do conhecimento; Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projetos e outras metodologias ativas. 4 horas Módulo 2. Promover a mudança nas rotinas dos professores, procurando alcançar uma prática letiva integrada e integradora; Estimular a reflexão, da utilização crítica das tecnologias em contexto educativo; Reflexão sobre as implicações e importância da inteligência artificial em contexto educativo: - Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); 4 horas Módulo 3. Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); 4 horas Módulo 4. - Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Utilizar de forma refletida na sala de aula aplicações suportadas por IA, numa perspetiva de integração curricular. 4 horas Módulo 5. Debate em torno da avaliação pedagógica na promoção da melhoria das aprendizagens. 5 horas Módulo 6. Promover intercâmbio de experiências letivas de metodologias ativas e fomentar o trabalho colaborativo facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo.

Metodologias

Partilha de práticas que proporcionem: - um maior envolvimento dos alunos; - a autorregulação das aprendizagens, evidenciando as competências desenvolvidas e as não desenvolvidas pelos alunos; - a identificação das razões impeditivas para o desenvolvimento das aprendizagens e formas de os alunos ultrapassarem as dificuldades.

Avaliação

Presencial: As sessões terão carácter teórico-prático com predominância prática. Cada professor poderá utilizar o equipamento existente ou o seu computador pessoal. A metodologia de aprendizagem será baseada na realização de tarefas práticas orientadas para consolidação e aplicação dos conhecimentos. Este processo culminará com o desenvolvimento de pequenos projetos com vista à melhoria da prática de sala de aula. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha. Todos os materiais e recursos utilizados em contexto serão disponibilizados pelos formadores.

Bibliografia

Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA EditoraFernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do ProjetoMAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica(MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas eestratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.Orientações Éticas para Educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de Dados no Ensino e na Aprendizagem, Comissão Europeia: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/d81a0d54-5348-11ed-92ed-01aa75ed71a1/language-enArtificial Intelligence and the future of education, European Commission:https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_22_6338

Observações

Critérios de seleção: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 3.º Ordem de inscrição.

Formador

Fernanda Paula Fernandes dos Reis Pinheiro

Ricardo Jorge Loureiro Bigote Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-02-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
2 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 22-02-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 08-03-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
6 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 05-04-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 15-02-2025
Fim: 05-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130414/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Sec Dr Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz