Tarefas para as Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Secundário com o Python turma 1
Apresentação
No âmbito dos novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário tendo consciência da necessidade de formação de professores do grupo 500 pretende-se, com a utilização da linguagem de programação Python focada na realização de tarefas orientadas, operacionalizar tarefas de desenvolvimento do pensamento computacional nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A, Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).
Destinatários
Professores do Grupo de docência 500 a lecionar em UO do concelho da Figueira da Foz
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário, as suas finalidades e as consequências no ensino da Matemática com tarefas de desenvolvimento do pensamento computacional; - Estar dotado com conhecimentos didáticos e conhecimento matemático requerido para o ensino com tarefas de desenvolvimento do pensamento computacional, orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário; - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino com tarefas de desenvolvimento do pensamento computacional, nas AE de Matemática para o Ensino Secundário.
Conteúdos
Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE. - Ideias inovadoras do Currículo: ● O Pensamento Computacional. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: ● Raciocínio e lógica matemática; ● Recurso sistemático à tecnologia; ● Tarefas e recursos educativos. - Operacionalização das Aprendizagens. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: ● Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; ● Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como cálculo numérico e simbólico; ● Desenvolvimento do pensamento computa-cional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas.
Anexo(s)
Observações
Esta AFCD destina-se apenas aos Professores do GD 500 a lecionar em Unidades Orgânicas do concelho da Figueira da Foz - máximo 20 inscrições
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |