
Para uma Caracterização das Interlínguas de Aprendentes do Português como Língua Não Materna turma 1
Apresentação
Às nossas escolas chegam, de forma constante, crianças e jovens oriundos de contextos migratórios e que não têm o Português como língua materna ou não tiveram o Português como língua de escolarização. Na sua maioria, cumprem a totalidade do seu horário com a turma a que pertencem, de onde resulta a necessidade de aquisição, por parte dos docentes, de algumas competências que possam minimizar a barreira linguística inicial, garantir a igualdade de oportunidades e a equidade ao nível das aprendizagens. Enquadramento legal: Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; Despacho n.º 2044/2022, de 16 de fevereiro; Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto; Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Apresentar o conceito de interlíngua; 2. Identificar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de Português Língua Não Materna; 3. Promover a capacidade de classificação de desvios de produção de aprendentes de Português Língua Não Materna.
Conteúdos
1. O conceito de interlíngua; 2. Uma tipologia de áreas linguísticas críticas para aprendentes de Português Língua Não Materna; 3. Classificação de ocorrências não convergentes com a língua-alvo em produções escritas de aprendentes de Português Língua Não Materna.
Anexo(s)
Formador
Cristina dos Santos Pereira Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |