Literacia das Emoções I turma 1
Apresentação
As emoções têm um impacto poderoso na saúde mental, na moral, na aprendizagem e funções cognitivas. Desta forma, as competências sociais e emocionais são componentes chave do processo educacional para sustentar o processo de desenvolvimento das crianças, conduzindo a uma aprendizagem eficaz e motivadora. Os termos de literacia emocional e inteligência emocional tendam a ser usados de forma complementar, sendo que de devem fazer distinções claras entre os dois. Se, por um lado, a inteligência emocional é considerada uma predisposição ou o potencial de fluência emocional, já a literacia emocional é identificada como um conjunto de competências para compreender e gerir as emoções, uma prática das interações quotidianas através das quais aprendemos a interpretar as nossas próprias emoções e as dos outros e que, consequentemente usamos para tomar decisões sobre as nossas ações.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- criar oportunidade de o aluno refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula potenciando a possibilidade de aprendizagens mais significativas; - Implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia e competências emocionais dos alunos no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolar dos alunos. - Reconhecer a importância das competências Autorregulação, Autoconsciência, Consciência Social, Competência Relacionais e Tomada de Decisão Responsável, nas aprendizagens e no desenvolvimento emocional e social do aluno, docente e rede escolar.
Conteúdos
1. Módulo Zero - The Power of the Name. a) Acróstico / Mesóstico com Emoções. a) A importância do nome na Consciência Social e na Autorregulação. 2. Módulo Um - Pontes e Muros, quem os constrói? a) Conceito metafórico do Muro e Ponte nas Competências Relacionais. b) Muros: que medos e preconceitos os erguem? c) Pontes: sinapses de elevação, tributo e superação 3. Módulo Dois - Muros Opressores e Pontes Agregadoras. a) Modelos históricos que promovem a repulsa, afastamento social e manipulação. b) Modelos históricos que promovem a aceitação, convivência e o conhecimento.