O Trabalho filosófico: metodologias para o ensino do filosofar 6.ª Edição | 2024 turma 1
Apresentação
A sexta edição do ciclo temático O trabalho filosófico: metodologias para o ensino do filosofar, promovido pela Apf, pretende constituir-se como um espaço de discussão crítica para pensar quais as metodologias que em contexto letivo se afiguram como estratégias ajustadas para por o aluno a pensar. Se parece ser consensual que no ensino da Filosofia se deve seguir o conselho kantiano de servir de guia ao aluno para que futuramente ele seja capaz de “caminhar por si mesmo”, tudo indica ser menos consensual quais os meios possibilitadores de tornar tal tarefa bem-sucedida. Assumindo-se como globalmente assegurado o fácil acesso a sistemas de informação, ainda que em diferentes condições e graus, é fundamental criar espaços de debate e partilha para refletir sobre as metodologias que na aula de Filosofia contribuam para o aluno mobilizar a sua razão. O desenvolvimento de um pensamento crítico, questionador, criativo e autónomo, que permita ao aluno significar a informação a que acede e as experiências que vive, suster, com razões, as suas posições, formular objeções fundamentadas a posições de terceiros, avaliar o alcance das suas decisões e encontrar soluções para os problemas da vida quotidiana e do seu percurso escolar levou a Apf a desafiar os quatro convidados desta edição a partilharem as suas propostas e reflexões. Deseja-se também que o caráter teórico-prático das sessões possibilite aos participantes reformular sequências de aprendizagem alinhadas com os objetivos, princípios, valores, áreas de competências e descritores operativos dos normativos e documentos orientadores em vigor.
Destinatários
Professores do Grupo de docência 410
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
● Refletir sobre o papel das metodologias para o ensino do filosofar. ● Discutir acerca de metodologias a utilizar em contexto de sala de aula de Filosofia para levar o aluno a pensar filosoficamente. ● Fomentar o trabalho colaborativo entre pares através da partilha de experiências e discussão de metodologias para promoção do pensamento crítico em contextos reais de ensino-aprendizagem. ● Promover o debate entre pares dos fundamentos didático-pedagógicos e do alcance formativo das metodologias apresentadas.
Conteúdos
Metodologias cooperativas no ensino da Filosofia. A filosofia como atividade questionadora. Discussões filosóficas em sala de aula.
Anexo(s)
Formador
Ana Isabel da Silva Baila Madeira Antunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online síncrona |
3 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online síncrona |