485

Integração pedagógica da Inteligência Artificial: Ferramentas e Práticas Educativas turma 1

Apresentação

A presente formação surge em resposta à crescente presença da IA em diversas áreas, incluindo a educação. Com o avanço tecnológico, é essencial que os docentes compreendam como a IA pode ser utilizada para melhorar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Nesse sentido, pretende-se capacitar os docentes a integrar a IA de maneira consciente e eficaz no contexto escolar. Através de uma abordagem prática, os professores terão a oportunidade de explorar ferramentas de e com IA, refletir sobre os princípios éticos que norteiam o seu uso e identificar estratégias que promovam a aprendizagem personalizada, a otimização do tempo e o apoio à avaliação. Além disso, a formação fornecerá uma base para a elaboração da política escolar que garanta o uso seguro e responsável da IA, e assegure uma implementação que respeite a privacidade e a equidade. No final, espera-se que os docentes se sintam mais preparados para os desafios e as oportunidades que a IA traz à educação, criando um ambiente de aprendizagem mais inovador e inclusivo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Compreender a definição, o funcionamento e os conceitos essenciais de IA. - Reconhecer o potencial e os desafios éticos da IA na educação, preparando-se para integrá-la de maneira responsável. - Explorar ferramentas práticas de IA que apoiem o ensino, a aprendizagem e a avaliação pedagógica. - Desenvolver uma visão sobre como implementar políticas de uso de IA na escola de forma segura e inclusiva.

Conteúdos

1. Introdução à IA - Definição, funcionamento e conceitos básicos - Distinção entre IA Tradicional e IA Generativa - Princípios éticos: viés algorítmico, privacidade de dados e papel da IA na tomada de decisões. 2. A IA na Educação - Documentos orientadores nacionais e internacionais 3. Aplicativos de e com IA para ensino-aprendizagem-avaliação pedagógica (texto, imagem, música e vídeo) 4. Política de Utilização da IA na Escola (exemplo-modelo)

Anexo(s)

AFCD 315

Formador

Rui Marques de Abreu

João Paulo da Rocha Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 30-10-2024
Fim: 30-10-2024
Acreditação: CFAEBM-162425
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Escolar/Auditório Esc Sec 3º Cic M Cândida, Mira