484

Encontro Nacional de Professores de Filosofia turma 1

Apresentação

Sob a forma de congresso, a edição de 2024 do Encontro Nacional de Professores de Filosofia pretende contribuir para discutir as potencialidades, perigos e desafios da Inteligência Artificial (IA), em particular a generativa, na sociedade e especificamente na educação. Não sendo um fenómeno novo, e estando popularmente muito associada ao desenvolvimento de robots, há autores a considerarem ser mais adequada a utilização da expressão “inteligência aumentada”, face às potencialidades na resolução de problemas como os das alterações climáticas e o desenvolvimento de cidades inteligentes, para além de aplicações diversas em educação. Neste momento é quase unânime a ideia de que é urgente o desenvolvimento de uma literacia para a IA (aprender sobre a IA) para além de uma capacitação digital para o uso pedagógico da IA em educação (aprender com a IA). Nesta medida, para além de se discutir o impacto social, ético e político da IA, pretende-se também avançar com possíveis pistas para uma utilização pedagógica da IA, nomeadamente no ensino da Filosofia.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Discutir as questões éticas e políticas que surgem com o desenvolvimento da IA, nomeadamente a IA generativa. - Explorar pistas para a utilização da IA em educação.

Conteúdos

1. Inteligência Artificial: aplicações, implicações e especulações; 2. Inteligência artificial e sociedade; 3. Inteligência artificial e educação: - reformulação do papel do professor e os assistentes virtuais de aprendizagem - a individualização do ensino - metodologias de ensino e aprendizagem - aprender sobre a IA - a IA na avaliação como um fator de risco da agência humana - avaliação assistida por IA e dados - IA e avaliação pedagógica - IA e integridade da avaliação - IA na organização escolar - IA e desenvolvimento profissional 4. A IA e a autonomia do ser humano: admitir, limitar ou integrar?

Anexo(s)

AFCD 314

Formador

Isabel Maria Rodrigues Bernardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-10-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
2 19-10-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
Início: 19-10-2024
Fim: 19-10-2024
Acreditação: CFAEBM-152425
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online