Educação Inclusiva: instrumentos e procedimentos no AE Paião turma 1
Apresentação
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas pedagógicas. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem a comunidade educativa para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante. Com esta formação, pretende-se que os professores, com base na legislação em vigor, consigam responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, de acordo com os procedimentos implementados no Agrupamento.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Analisar o manual de procedimentos da EMAEI; - Referir os meios de que a escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa; -Redigir propostas de avaliação psicológica/terapia fala/ocupacional/Assistente Social, Identificações e Relatórios Técnico- Pedagógicos.
Conteúdos
- Enquadramento prático dos documentos que fundamentam a mobilização de medidas seletivas e ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão; - Reflexão e esclarecimentos sobre o papel dos professores, dos professores de educação especial e dos técnicos ao serviço da inclusão; - Listagem/Enumeração dos procedimentos para mobilização de medidas universais, seletivas e adicionais.
Anexo(s)
Observações
Esta AFCD destina-se apenas aos Professores do AE Paião
Formador
Fernanda Maria Carvalho Silva
Maria Helena Santos Ramos
Alexandra Cláudia das Neves Simões Junqueira Mendes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |