Operacionalização das medidas universais – adaptação de materiais e implementação de estratégias específicas turma 1
Apresentação
A Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, estabelece o regime jurídico da educação inclusiva em Portugal, promovendo uma abordagem que valoriza a diversidade e procura garantir o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Neste contexto, a implementação de medidas universais é fundamental. Estas medidas visam adaptar o processo de ensino às necessidades e características de cada aluno, garantindo uma educação personalizada e inclusiva. A diferenciação pedagógica permite que os professores ajustem estratégias e métodos de ensino, tornando o conteúdo acessível para todos, independentemente das suas habilidades ou dificuldades. As acomodações curriculares adaptam o ambiente e os recursos para promover a igualdade de oportunidades na aprendizagem. A promoção do comportamento pró-social, enquanto medida educativa, visa incentivar atitudes positivas, como a empatia, a cooperação e o respeito mútuo, de forma transversal, e contribui para a prevenção de conflitos e comportamentos disruptivos, reduzindo a necessidade de intervenções mais específicas. Intervenções em pequenos grupos permitem uma atenção mais focalizada, ajudando a superar dificuldades específicas, sejam elas de natureza académica ou comportamental. Além disso, a elaboração de materiais adaptados às características individuais dos alunos é essencial para promover uma aprendizagem eficaz. Materiais diferenciados ajudam a envolver os alunos de forma mais significativa, respeitando o ritmo e estilo de aprendizagem de cada um, permitindo que todos atinjam os objetivos educacionais de forma equitativa. A personalização dos recursos educativos reforça o compromisso com a inclusão e contribui para o desenvolvimento global de todos os alunos, promovendo uma escola mais justa e democrática.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Analisar casos práticos, propor medidas e estratégias e produzir materiais adaptados específicos, de acordo com os mesmos.
Metodologias
Ativa, expositiva e demonstrativa, através da realização de Trabalho de grupo – análise de casos, utilizando Telemóvel, tablet ou pc com ligação à internet.
Observações
Esta AFCD destina-se apenas aos Professores do AEZUFF
Formador
Carla Sofia Marques Arêde dos Santos
Cláudia Maria Cardoso Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |