440

Procedimento/Intervenção na área da Violência Doméstica turma 1

Apresentação

A formação pretendida insere-se no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Mira. Sendo a Violência Doméstica um problema que, em crescendo, se vem a sentir na sociedade, o qual muito influencia a vida/rotina diária de muitas crianças e jovens, os adultos que diariamente convivem com essas crianças deverão estar especialmente atentos e capacitados para detetar essas situações e para saber como apoiar/encaminhar/denunciar os diversos casos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

1. Aumentar os níveis de conhecimento sobre as desigualdades, descriminação, violência de género e violência doméstica; 2. Reforçar a capacitação para a intervenção nas equipas técnicas especializadas e/ou não especializadas.

Conteúdos

Módulo I Violência doméstica e de género: conhecer a situação e refletir sobre ela (3 horas) 1. Enquadramento Geral; 2. Dinâmicas e processos associados à Violência Doméstica. Módulo II Violência doméstica: princípios de intervenção (3 horas) 1. Procedimentos de intervenção nas escolas 2. Casos Práticos

Formador

Patrícia Alexandra Leandro Pinho

Início: 05-06-2024
Fim: 13-06-2024
Acreditação: CFAEBM-522324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório Atrium Mira, Mira