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O Desafio da Aplicação do Decreto-Lei n.º 54/2018 turma 1

Apresentação

O enquadramento legal da educação inclusiva constitui um enorme desafio para novas práticas nas escolas. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Criar um espaço de análise reflexiva conjunta, acerca dos princípios orientadores do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e das suas implicações na organização das escolas e das práticas educativas; - Analisar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e o processo de mobilização dessas mesmas medidas, numa perspetiva de abordagem multinível; - Conhecer os recursos específicos (humanos e organizacionais) necessários para a sua implementação; - Analisar os documentos que suportam a aplicação do normativo (Relatório Técnico Pedagógico/ Programa Educativo Individual).

Conteúdos

1. Exploração do documento legislativo (Decreto-lei n.º 54/2018) 2. Abordagem multinível 3. Desenho Universal para a Aprendizagem 4. Elaboração de Relatório Técnico Pedagógico/ Programa Educativo Individual

Formador

Paula Cristina Faustino Silva

Início: 12-06-2024
Fim: 19-06-2024
Acreditação: CFAEBM-512324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório Atrium Mira, Mira