O Desafio da Aplicação do Decreto-Lei n.º 54/2018 turma 1
Apresentação
O enquadramento legal da educação inclusiva constitui um enorme desafio para novas práticas nas escolas. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Criar um espaço de análise reflexiva conjunta, acerca dos princípios orientadores do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e das suas implicações na organização das escolas e das práticas educativas; - Analisar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e o processo de mobilização dessas mesmas medidas, numa perspetiva de abordagem multinível; - Conhecer os recursos específicos (humanos e organizacionais) necessários para a sua implementação; - Analisar os documentos que suportam a aplicação do normativo (Relatório Técnico Pedagógico/ Programa Educativo Individual).
Conteúdos
1. Exploração do documento legislativo (Decreto-lei n.º 54/2018) 2. Abordagem multinível 3. Desenho Universal para a Aprendizagem 4. Elaboração de Relatório Técnico Pedagógico/ Programa Educativo Individual
Anexo(s)
Formador
Paula Cristina Faustino Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |