435

IV Encontro de Educação em Cantanhede "A inteligência artificial na educação ou nem tudo o que reluz é ouro" turma 1

Apresentação

O aparecimento do ChatGPT, em novembro de 2022, e a sua rápida adoção pelos utilizadores trouxeram para a discussão pública o impacto da Inteligência Artificial (IA) generativa, tanto na sociedade, em geral, como na educação, em particular. No entanto, o uso da IA na educação já tem décadas e a discussão do seu impacto tem de ir muito para além da IA generativa, de que o ChatGPT é, no momento, apenas um exemplo. O uso da IA na educação, para além dos desafios práticos da sua incorporação nas atividades de ensino e aprendizagem, levanta um conjunto alargado de questões éticas. Como lidamos com as questões de privacidade e de consentimento informado quando usamos plataformas e aplicações digitais? Qual a transparência no manuseamento dos dados recolhidos? Pode a utilização da IA na educação ser desviada para uma relação de vigilância? De que forma o uso da IA está relacionado com o propósito da educação e com o tipo de abordagem pedagógica? Qual a relação entre o papel do professor e o uso da IA? Pode o uso da IA aumentar o hiato no acesso ao conhecimento e à aprendizagem? A reflexão sobre estas questões é fundamental para orientar o desenvolvimento futuro da IA na educação, pelas implicações éticas, sociais e pedagógicas das mudanças tecnológicas às quais estamos a assistir.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Discutir as potencialidades e os riscos do uso da IA na Educação - Conhecer funcionalidades com IA em aplicações digitais que podem ser usadas no ensino e aprendizagem e na avaliação pedagógica

Conteúdos

Mesa de abertura Conferência de abertura Do que é a IA aos fundamentos éticos da sua utilização na educação Parte 1 | Mesa-redonda Riscos e desafios da IA: haverá mesmo uma mudança na educação? (cada participante começa por apresentar uma tese, dentro da sua área de especialização, e o moderador aprofunda; reservam-se cerca de 20 minutos para perguntas do público) Parte 2 | Agir Um mundo mágico? Utilização de ferramentas com IA no ensino e aprendizagem Pode ser verdade? Práticas de avaliação formativa e sumativa com IA

Anexo(s)

AFCD 280

Formador

Isabel Maria Rodrigues Bernardo

Rui Marques de Abreu

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2024 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-07-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 09-07-2024
Fim: 09-07-2024
Acreditação: CFAEBM-472324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biocant, Cantanhede