Prevenir e combater a violência de género na educação: masculinidades turma 3
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Estudantes Universitários
Objetivos
1. Compreender resultados da literatura científica sobre a diversidade de modelos de masculinidade e a sua ligação à violência 2. Identificar a importância sublinhada pela investigação científica sobre os atos comunicativos promotores da coerção e do consentimento nas relações 3. Compreender as bases do envolvimento comunitário como prevenção e intervenção contra a violência de género
Conteúdos
1. Modelos de masculinidade identificados na literatura científica Distinguir entre: • Masculinidades que agem contra a violência • Masculinidades que promovem a violência 2. Identificação e promoção de ambientes educativos pluralistas e livres de violência. Tome uma posição, rejeitando qualquer comportamento violento 3. Consentimento versus Coerção nos relacionamentos. • Atos comunicativos • Interações de poder: físicas, institucionais e interativas 4. Prevenção e intervenção comunitária em contextos educativos: • Redes de solidariedade • Intervenção de espectador • Amizade • Isolamento da violência de gênero
Formador
Daniela Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |