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Preservar o aparelho auditivo e o aparelho vocal - ferramentas do nosso quotidiano turma 1

Apresentação

Sabendo que a exposição ao ruído tem inúmeras consequências, quer sobre o aparelho auditivo quer sobre outros aspetos da saúde do ser humano, podendo provocar diversos problemas tais como a perda de audição e surdez, stress, perturbações do sono, dificuldades de concentração e aprendizagem e até aumento da pressão arterial, pretende-se dar a conhecer, de forma breve, o aparelho auditivo e analisar com os formandos algumas das implicações da exposição ao ruído, na sua saúde e bem-estar. Por outro lado, a poluição sonora, para além de ser um problema ambiental, é um fator de interferência na comunicação, esta, essencial no ambiente escolar. Uma das ferramentas de excelência para a comunicação verbal que necessariamente se estabelece no meio escolar, é a voz. A nossa voz espelha o nosso estado psicológico e físico. Para os professores, a voz é o seu principal instrumento de trabalho, pois com ela são transmitidos os conhecimentos. A par da audição, estas duas ferramentas constituem grande importância no processo ensino-aprendizagem. Quando utilizamos a voz de forma inadequada, podemos ter graves sequelas a nível de saúde, com evidentes danos na qualidade do trabalho desenvolvido. Pretende-se abordar o aparelho vocal, de forma breve, e ajudar a compreender a importância da promoção de bons hábitos vocais, como forma de prevenção de problemas graves e interferências na comunicação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Atualizar / aprofundar conhecimentos acerca do som, ruído, poluição sonora, aparelho auditivo, voz, aparelho vocal, importância da preservação da audição e da voz; - Realizar atividades práticas, desenvolvidas de forma integrada; - Encontrar respostas para a sua futura atuação como profissional de uma escola, com base numa reflexão sobre a sua aprendizagem acerca da preservação dos aparelhos auditivo e vocal.

Conteúdos

• O Som • Como se ouve - aparelho auditivo • Lesões auditivas provocadas pela exposição ao ruído e consequente prejuízo no processo ensino/aprendizagem • A voz • O aparelho vocal • Lesões no aparelho fonador e consequente prejuízo no processo ensino/aprendizagem • Atividades práticas para exemplificação da preservação do aparelho vocal.

Formador

Dina Maria de Oliveira Soares

Início: 17-04-2024
Fim: 17-04-2024
Acreditação: CFAEBM-412324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola-sede do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha