RED e materiais manipuláveis – educação inclusiva no ensino das Ciências Experimentais e da Matemática turma 1
Apresentação
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória preconiza, por exemplo, que os alunos deverão estar no centro dos processos pedagógicos. Desta forma, importa promover uma reflexão sobre a utilização de RED e de materiais manipuláveis como estratégias de aprendizagem, tendo em consideração que poderão constituir ferramentas que permitem um maior envolvimento e uma participação ativa dos alunos, contribuindo, assim, para uma melhoria das suas aprendizagens e do seu sucesso escolar.
Destinatários
Professores dos Grupos de docência 110 e 910 do AE Paião
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Promover a exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no 1.º CEB. Promover o uso de recursos RED que favoreçam a compreensão de conhecimentos matemáticos e a conexão entre diferentes representações matemáticas. Dinamizar atividades de caráter experimental no âmbito das Ciências Experimentais e da Matemática, contempladas nas Aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio e de Matemática do 1.º ciclo, conjugadas com Recursos Educativos Digitais e materiais manipuláveis.
Conteúdos
Ciências Experimentais 4.º ano . Orientação pelo Sol . Circuitos elétricos 3.º ano . Movimentos de rotação e translação da Terra/sucessão do dia e da noite e existência de estações do ano. . Comportamento da luz . Alavancas e roldanas Matemática 2.º ano . Relações entre frações . Área . Dinheiro
Anexo(s)
Observações
Esta AFCD destina-se apenas aos Professores dos Grupos de docência 110 e 910 do AE Paião
Formador
Helder José Carvalheiro Ramalho
Rosa Maria Veiga de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |