409

Educação Inclusiva - da teoria à prática turma 3

Apresentação

O atual Regime Jurídico da Educação Inclusiva (DL 54/2018) constitui um desafio à aplicação de práticas pedagógicas diferenciadas, que garantam a inclusão, enquanto processo, que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos os alunos. Através da aplicação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, o processo educativo é adequado às condições/necessidades de cada aluno, garantindo as condições da sua realização plena e promovendo a equidade e igualdade de oportunidades de acesso ao currículo.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores da Educação Especial; Professores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Reforçar o conhecimento do enquadramento legal da educação inclusiva; - Promover a reflexão sobre a prática pedagógica e o envolvimento ativo de todos os docentes, na promoção de ambientes educativos orientados para a realização de uma educação simultaneamente inclusiva e justa; - Reforçar a importância do trabalho colaborativo e reflexivo entre os profissionais, na resolução de problemas/respostas; - Criar um espaço de partilha e de reflexão sobre as práticas desenvolvidas, identificando potencialidades e constrangimentos.

Conteúdos

1. Exploração de documentos legislativos: (DL 54/2018; Lei n.º 116/2019; DL 62/2023) 2. Análise e reflexão de práticas, com recurso a modelos de intervenção pedagógica de resposta à diversidade e promotores de educação de qualidade para todos 3. A voz dos alunos e das famílias na implementação de respostas educativas.

Anexo(s)

AFCD 254

AFCD 254.2

Observações

Esta AFCD destina-se exclusivamente a docentes do Agrupamento de Escolas Figueira Norte

Formador

Maria Fernanda das Neves Seabra Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-01-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 31-01-2024
Fim: 31-01-2024
Acreditação: CFAEBM-242324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária c/ 3.º CEB Cristina Torres – Fig. da Foz