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Avaliação formativa e feedback com a plataforma SIMA turma 1

Apresentação

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória é considerado o documento curricular mais consistente e relevante para orientar as ações pedagógicas no sistema escolar. Tal documento preconiza, por exemplo, que os alunos deverão estar no centro dos processos pedagógicos e que os professores se devem assumir, cada vez mais, como profissionais e recursos altamente qualificados capazes de apoiar os esforços de aprendizagem dos seus alunos. Considera-se que a avaliação, o ensino e a aprendizagem devem ser concebidos como processos pedagógicos indissociáveis, devendo os docentes considerar a avaliação formativa como a principal forma de avaliação dos alunos na sala de aula, colocando-os, desta forma, no centro das aprendizagens. É de salientar que a implementação do PASEO e a sua articulação com as Aprendizagens Essenciais vem colocar novos desafios no que se refere à adoção de metodologias promotoras de aprendizagens significativas. É neste contexto que surge o Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens (SIMA) desenvolvido por professores do CEEMS, concebido como um espaço de trabalho pensado para o desenho de atividades formativas que os professores poderão utilizar para fornecer orientações para as aprendizagens e, desse modo, para os alunos se autoregularem. Esta atividade de formação é parte integrante do plano estratégico do Agrupamento, no âmbito da renovação da ação educativa e na adoção de novas práticas pedagógicas devidamente enquadradas com o Projeto Educativo e com a política educativa do Agrupamento.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Compreender a avaliação formativa como a principal modalidade de avaliação ao serviço das aprendizagens; - Sensibilizar os professores para a importância das metodologias de aprendizagem ativas centradas nos alunos, influenciando-os a implementar formas de avaliação pedagógica; - Identificar as vantagens da plataforma SIMA; - Realizar desafios na plataforma SIMA; - Repensar o papel da tecnologia nas aulas, pondo em prática novas metodologias de ensino, criativas e motivadoras; - Contribuir para o cumprimento das metas traçadas no PADDE.

Conteúdos

1. Os Recursos educativos digitais 2. A avaliação formativa, o feedback, a recolha de informação

Anexo(s)

AFCD 259

Observações

Esta AFCD destina-se apenas aos Docentes dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do Paião

Formador

Helder José Carvalheiro Ramalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-01-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 03-01-2024
Fim: 03-01-2024
Acreditação: CFAEBM-292324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica 2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo - Agrupamento de Esc