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Sustentabilidades: a defesa pública e cidadã do valor da água (ensinar os alunos a argumentar no espaço público) turma 1

Apresentação

Esta formação enquadra-se num projeto em desenvolvimento pelo Tribunal de Contas, o qual se dirige a alunos do ensino básico e secundário, os quais podem participar sob a orientação dos respetivos professores. A formação dirige-se especificamente aos professores acompanhantes dos alunos. O desenvolvimento sustentável tem muitas vertentes, entre as quais a gestão dos recursos naturais, como a água. Se cabe às instituições públicas a definição de políticas, nomeadamente da gestão da água, cabe a cada membro da comunidade a intervenção política fundamentada com vista à apresentação de propostas, à crítica das políticas públicas ou à persuasão junto dos seus concidadãos para uma ação mais consonante com o bem comum. Se em democracia todos têm direito à palavra, nem toda a palavra tem o mesmo valor quando lhe falta fundamentação. A opinião, a posição, a perspetiva deve ser fundamentada em boas razões. Por isso, aprender a argumentar por escrito e oralmente, saber participar num debate com vista a alcançar as melhores ideias é essencial. Nesta ação, os professores acompanhantes dos alunos que se encontram a participar no Projeto Sustentabilidades terão contacto com as marcas específicas de um texto argumentativo, de uma apresentação oral argumentativa e de um debate e ainda com técnicas básicas para o desenvolvimento dos alunos destas capacidades. Os formandos terão ainda a possibilidade de esclarecer dúvidas sobre o projeto e de receber informação sobre os fundamentos jurídicos da gestão da água como bem público.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Conhecer as marcas específicas de um texto argumentativo • Apreender técnicas para orientar os alunos na escrita argumentativa • Conhecer as marcas específicas de uma exposição oral argumentativa • Apreender técnicas para orientar os alunos na exposição oral argumentativa • Dominar aspetos básicos de uma ética da argumentação oral em debate

Conteúdos

1. O Projeto: dúvidas e orientações 2. Marcas específicas da argumentação em suporte escrito e oral 3. Dispositivos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências de argumentação escrita e oral 4. O papel das evidências na argumentação empíricas e não empíricas para a uma gestão sustentável da água 5. O debate oral e a ética da comunicação

Anexo(s)

AFCD 255

Observações

Critérios de seleção: 1.º Professores do Ensino Secundário inscritos no Projeto; 2.º Professores dos outros níveis de ensino inscritos no Projeto; 3.º Outros professores não inscritos no Projeto.

Formador

Mário Sérgio Azenha Lagoa

Teresa Maria Morais

Filomena Maria Marques Pereira Cravo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-01-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 19-01-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 26-01-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
Início: 12-01-2024
Fim: 26-01-2024
Acreditação: CFAEBM-252324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online