391

“Simplificar o Autismo” - Estratégias práticas de integração e promoção do bem-estar das crianças com autismo turma 1

Apresentação

Crescente necessidade de ferramentas técnicas práticas e eficazes na integração e desenvolvimento estratégico de crianças e jovens com perfil neurodivergente, para maior garantia de bom desempenho académico e autonomia para uma vida adulta autónoma.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Implementar na comunidade escolar uma ferramenta de comunicação entre os adultos impactantes (profissionais e familiares) - Formar os profissionais para a implementação prática no quotidiano escolar de estratégias de prevenção e resposta a crises somatossensoriais, comuns nas crianças com autismo - Capacitar os profissionais para a identificação dos elementos individuais essenciais para a manutenção de um estado de regulação - Aquisição de estratégias práticas adequadas à resposta rápida a crises e estados de pré-crise

Conteúdos

- Conceptualização do Autismo enquanto perfil neurodiverso - Neurofuncionamento divergente e o impacto da regulação no desenvolvimento - Apresentação do Sistema de Avaliação de Sensibilidade (SAS) - Utilização do SAS no dia-a-dia - Esclarecimento de dúvidas e apoio a casos concretos

Anexo(s)

AFCD 253

Observações

Esta AFCD destina-se exclusivamente a docentes da ESJCFF e do AEZUFF

Formador

Pedro Cerveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 31-10-2023
Fim: 31-10-2023
Acreditação: CFAEBM-232324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, F. Foz