“Simplificar o Autismo” - Estratégias práticas de integração e promoção do bem-estar das crianças com autismo turma 1
Apresentação
Crescente necessidade de ferramentas técnicas práticas e eficazes na integração e desenvolvimento estratégico de crianças e jovens com perfil neurodivergente, para maior garantia de bom desempenho académico e autonomia para uma vida adulta autónoma.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Implementar na comunidade escolar uma ferramenta de comunicação entre os adultos impactantes (profissionais e familiares) - Formar os profissionais para a implementação prática no quotidiano escolar de estratégias de prevenção e resposta a crises somatossensoriais, comuns nas crianças com autismo - Capacitar os profissionais para a identificação dos elementos individuais essenciais para a manutenção de um estado de regulação - Aquisição de estratégias práticas adequadas à resposta rápida a crises e estados de pré-crise
Conteúdos
- Conceptualização do Autismo enquanto perfil neurodiverso - Neurofuncionamento divergente e o impacto da regulação no desenvolvimento - Apresentação do Sistema de Avaliação de Sensibilidade (SAS) - Utilização do SAS no dia-a-dia - Esclarecimento de dúvidas e apoio a casos concretos
Anexo(s)
Observações
Esta AFCD destina-se exclusivamente a docentes da ESJCFF e do AEZUFF
Formador
Pedro Cerveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-10-2023 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |