Da compreensão leitora à elaboração de respostas estruturadas turma 1
Apresentação
Esta formação decorre no âmbito do Projeto “Escrita em residência digital”, apoiado pela RBE (candidatura Leitura com … a biblioteca) e incide sobre a melhoria da escrita funcional, nomeadamente na correta interpretação do enunciado e na formulação de respostas adequadas, por parte do aluno, incidindo nos processos de interpretação de texto e na construção de questões visando diferentes níveis de processamento da informação, área na qual os discentes têm revelado dificuldades consideráveis.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
O principal objetivo consiste em sensibilizar e alargar o conhecimento de conceitos e estratégias que os docentes possam mobilizar de modo a melhorar as competências de escrita funcional dos alunos. Assim, procurar-se-á: - sistematizar os processos de compreensão leitora de um texto; - associar alguns “verbos de comando” mais frequentes aos processo cognitivos desencadeados; - construir modelos de respostas estruturadas, assoados aos processos mobilizados pelos “verbos de comando”;
Conteúdos
Tipologia de processo de compreensão leitora Tipos de verbos de comando Processos de construção de conhecimento Modelos de organização de resposta
Anexo(s)
Observações
Esta AFCD destina-se exclusivamente a docentes do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha
Formador
Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-10-2023 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |