374

Reinventar a sala de aula no 1CEB … partindo de uma viagem à ilha periscópio! turma 1

Apresentação

Com a evolução das tecnologias, foram surgindo ferramentas digitais para permitir um ensino mais digital e inovador. Hoje, dominar as competências digitais e navegar com segurança no “mundo” da Internet são cruciais para o ensino. É também essencial educar a sociedade para uma cidadania consciente e fomentar uma relação saudável com o mundo digital. É iminente capacitar os docentes de competências no uso de ferramentas digitais para modificar o ambiente e a modalidade de ensino. É pertinente dotar os alunos logo nos primeiros anos de ensino e aprendizagem, do uso de tecnologias para fins didáticos e não só para fins lúdicos. Esta formação será dirigida para docentes do 1.o Ciclo do 1.o até ao 4.o ano e será transversal às diversas áreas do currículo (Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Físico-Motoras, Inglês, Oferta Complementar e AEC).

Destinatários

110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110.

Objetivos

Capacitar os docentes de competências no uso de ferramentas digitais para modificar o ambiente e a modalidade de ensino

Conteúdos

Apresentação (4h presencial) - Colaboração profissional - Aprendizagem colaborativa Exploração de novas metodologias de ensino na sala de aula (3h online( - Utilização de ambientes híbridos (4h presencial) Trabalho de exploração - Seleção de recursos Educativos Digitais Trabalho de exploração (3h online) - Seleção de recursos Educativos Digitais Trabalho de exploração (4h presencial) - Seleção de recursos Educativos Digitais Prática reflexiva; (3h online) - Gestão, proteção e partilha de recursos educativos digitais Prática reflexiva; (4h presencial) - Gestão, proteção e partilha de recursos educativos digitais; - Aprendizagem colaborativa; - Autoavaliação; - Análise de evidências; - Feedback e planificação.

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) Qualidade da realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas. 2) Cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas: − Realização das tarefas propostas ao longo do curso. − Participação nas atividades de discussão/reflexão propostas ao longo do curso. − Realização da planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos. − Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula. − Apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido.

Bibliografia

Ilha Periscópio. https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/homeEuropean Comission. “Plano de Ação Para a Educação Digital 2021-2027: Reconfigurar a Educação E a Formação Para a Era Digital.” Eur-Lex.europa.eu, 2020, eur-lex.europa.eu/legalcontent/ EN/TXT/?qid=1602778451601&uri=CELEX:52020DC0624.European Commission. Blended Learning in School Education: Guidelines for the Start of the Academic Year 2020/21. School Education Gateway, 2020, www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/publications/blended-learning-guidelines.htmLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. https://www.europeanschoolnetacademy.eu/Moreira, J. A., & Horta, M. J. (2020). Educação e ambientes híbridos de aprendizagem. Um processo de inovação sustentada. Revista UFG, 20. https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027

Formador

Ilídio José de Almeida Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2023 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
2 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 28-10-2023 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
4 31-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 07-11-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 11-11-2023 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
7 18-11-2023 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 14-10-2023
Fim: 18-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-121101/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, F. Foz e online