Laboratório Aprender a Aprender turma 1
Apresentação
Os avanços no campo da neurociência têm possibilitado a compreensão dos mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem dos alunos e já existe um conjunto sólido de evidências científicas que podem contribuir para o campo da educação. A neurociência contribui para a adoção de estratégias adequadas e que contemplam as necessidades de aprendizagem dos vários alunos da turma. O professor ao conhecer a diversidade e perfil de funcionalidade do aluno (perfis de funcionamento executivo; cognitivo; processamento de informação; comportamento de aprendizagem, etc.), consegue implementar práticas de diferenciação pedagógica e descortinar novas possibilidades e estratégias para facilitar a aprendizagem. O respeito ao tempo de cada aluno e a busca por ferramentas que derrubam barreiras são pontos primordiais para uma formação de qualidade e garantem a afinidade da criança ou adolescente com o ambiente escolar.
Destinatários
Professores da Educação Especial do AEZUFF
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Conhecer os principais processos cognitivos de aprendizagem e as suas diferentes etapas de construção neuropsicológica; - Saber observar, identificar e apoiar /intervir perante as diferentes barreiras no processo de aprendizagem de diferentes alunos; - Partilhar práticas de diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão; - Construir materiais para aplicar no laboratório “Aprender a Aprender”.
Conteúdos
- Diversidade e perfil de funcionalidade do aluno - A importância do treino das funções cognitivas - A relevância das funções executivas no desempenho académico - Construção de materiais a aplicar no Laboratório Aprender a Aprender
Anexo(s)
Formador
Cláudia Maria Cardoso Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-09-2023 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |