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Pensamento Computacional com Scratch no 3.º Ciclo do Ensino Básico turma 1

Apresentação

Esta formação surge pela necessidade demonstrada pelos professores dos departamentos de ciências exatas em colmatar lacunas de conhecimentos nesta área, no sentido de desenvolver e aplicar algumas ações estratégicas de ensino propostas no documento curricular das Aprendizagens Essenciais, nomeadamente na utilização de ferramentas que promovam o desenvolvimento do pensamento computacional. Pretende-se: ‐ Promover a utilização de computador e ferramentas/ambientes de programação visual potenciadoras do processo de ensino aprendizagem. ‐ Desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, nos currículos de Matemática, TIC, Física e Química, Ciências Naturais/Biologia e outras. O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas complementares dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, recorrendo à programação. ‐ Compreender e usar de forma fluente e rigorosa, com significado e em situações diversas, conhecimentos matemáticos (conceitos, procedimentos e métodos) relativos aos temas: Números, Álgebra e Geometria. Para tal, será utilizada a ferramenta Scratch, uma linguagem de programação visual, como meio para desenvolver competências matemáticas ou outras, tais como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e o pensamento computacional.

Destinatários

Professores dos Grupos 500, 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500, 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500, 550.

Objetivos

O curso de formação deverá permitir aos formandos: ‐ Conhecer o conceito de pensamento computacional e as competências que lhe estão associadas; ‐ Explorar o ambiente de programação em Scratch e identificar as funcionalidades mais relevantes para a criação de programas que permitam abordar/explorar os conteúdos que leciona; ‐ Promover a seleção, adaptação e/ou criação de tarefas alinhadas com as Aprendizagens Essenciais do seu domínio científico do 3.º Ciclo do Ensino Básico, que desenvolvam o pensamento computacional com recurso à programação; ‐ Planificar atividades que desenvolvam o pensamento computacional e que as implementem em contexto sala de aula; ‐ Partilhar conhecimentos, práticas e recursos entre professores.

Conteúdos

Módulo 1: Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional (1 hora) ‐ Enquadramento e informação sobre os conteúdos da formação; ‐ Competências para o Séc. XXI no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; ‐ Pensamento computacional e as Aprendizagens Essenciais; Módulo 2: Programação em Scratch (5 horas) ‐ Introdução ao Scratch – Comunidade e site oficial; ‐ Interface e funcionamento (Menu, sprites, palco, cenários, guiões, trajes e sons); ‐ Movimentos e controlo: eventos, passos, rotação, direção e coordenadas; ‐ Teste condicional e ciclos de repetição; ‐ Variáveis, operadores e valores lógicos; Módulo 3: Planificação, conceção e apresentação de recursos com Scratch (6 horas) ‐ Seleção de conteúdos que podem ser lecionados com Scratch; ‐ Realização de atividades dirigidas; ‐ Criação autónoma de projetos em Scratch.

Metodologias

Presencial As sessões terão carácter teórico-prático com predominância prática, utilizando computador e videoprojetor. Realizam-se em sala de Informática onde cada professor poderá utilizar o equipamento existente ou o seu computador pessoal. Os formandos utilizarão o software livre Scratch na versão online. A metodologia de aprendizagem será baseada na realização de tarefas práticas orientadas para consolidação e aplicação dos conhecimentos. Este processo culminará com o desenvolvimento de pequenos projetos com vista à criação de recursos educativos. Todos os materiais e recursos utilizados em contexto serão disponibilizados pelo formador através de plataforma de partilha e apoio à formação.

Avaliação

‐ Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. ‐ Trabalhos práticos e reflexões efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia

Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128347Scratch MIT https://scratch.mit.edu/Scratch Programming - updated for Scratch 3, Sean McManus https://www.sean.co.uk/downloads/2017files/Scratch-in-Easy-Steps-PDF-Sampler.pdfScratch Tutorials! https://scratch.mit.edu/studios/1817151EduScratch http://projectos.ese.ips.pt/eduscratch/

Formador

Francisco José Gomes Moço

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 25-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 08-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 15-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 11-10-2023
Fim: 15-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120093/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, F. Foz e online