345

Google Workspace na Educação: Trabalho Digital e Colaborativo turma 2

Apresentação

O sistema educativo português foi contemplado com uma estratégia digital bastante abrangente como não o era deste o Plano Tecnológico da Educação de 2007: dotar os alunos e os professores portugueses com um Kit Digital (computador portátil e conectividade à Internet): capacitar digitalmente os docentes (e discentes), inovando as práticas com modelos de aprendizagem ativa e inclusiva, compatíveis com o projeto MAIA e com a estratégia de digitalização prevista no Plano de Ação para a Transição Digital. Esta ação complementa essas sinergias com uma introdução completa aos principais serviços do ecossistema de produtividade Google para rentabilizar o trabalho individual, de pares, e pedagógico de docentes e alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Dotar o docente das competências necessárias para utilizar os serviços Google Workspace, com autonomia: Conhecer e utilizar as ferramentas de produtividade tradicionais (Docs, Slides, Sheets) e outras ferramentas com valor pedagógico (Classroom, Meet, Forms, Jamboard, Sites) Mecanismos de promoção da inclusão, de avaliação formativa e de avaliação classificatória;

Conteúdos

Organização e planeamento da ação (1 hora) Avaliação de necessidades e interesses; Debate dos objetivos da ação; Organização do trabalho a desenvolver; Documentação e materiais de apoio; Configuração do navegador de páginas Web (1 hora) A interface (botões, menus e teclas de atalho); Revisão e ajuste de configurações; Gestão de marcadores e da lista de leitura; A central de extensões (adição, execução e remoção de funcionalidades extra); Privacidade e segurança online (configurações, ferramentas e boas práticas, histórico e modo anónimo); Configuração e gestão de perfis e de contas ativas; Os serviços do ecossistema Google Workspace para educação (5 horas) Definições da conta Google (segurança e histórico de atividade); A caixa de correio Gmail e os contactos (etiquetas); Os grupos (listas) de distribuição; O Drive e a integração com outros serviços de produtividade (ficheiros, formatos, compatibilidade); As definições da partilha de recursos (ficheiros, pastas e atalhos); A supervisão do trabalho colaborativo, o histórico de alterações e as notificações de alterações; A gestão de versões e a sincronização (local e remoto); O processo de takeout ou de download dos conteúdos criados; As ferramentas de produtividade: Docs, Slides e Sheets (2 + 2 + 3 horas) Utilização e formatação básica de documentos no contexto da docência; Gestão das partilhas e das versões; Estratégias de trabalho colaborativo; Outras ferramentas com potencial pedagógico: Classroom, Meet, Forms e Sites (2 + 2 + 3 + 2 horas) Criação e gestão de uma disciplina ou de um repositório de conteúdos no Classroom; A avaliação formativa e Criação e gestão de uma reunião online no Meet; Criação, edição e análise dos resultados do preenchimento de um formulário ou questionário do Forms, com mecanismos de feedback; Criação, edição e gestão de um sítio da Web no Sites inclusivo; Utilização do Google Workspace em dispositivos móveis (1 hora) Utilização das aplicações (apps) em tablets ou telemóveis; Armazenamento e gestão de recursos nos dispositivos; Avaliação (1 hora) Análise crítica das vantagens e limitações da utilização dos serviços explorados: Preenchimento de documentação de balanço.

Metodologias

As atividades a realizar no curso decorrem em sessões online ou presenciais, teórico/práticas, num total de 25 horas. As sessões deverão ser de caráter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos e de reflexão crítica que precederão as tarefas/atividades a desenvolver. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Salienta-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Na abordagem às especificidades da aplicação, o formador deverá propor a elaboração de recursos, documentos e materiais, com sentido no contexto profissional dos formandos. Nas sessões de introdução a instrumentos e ferramentas, o formador deverá recorrer à projeção para exemplificar e/ou demonstrar, sendo aconselhável a utilização de apresentações eletrónicas na abordagem de conteúdos mais teóricos. O formador deverá fornecer materiais e recursos de apoio, como guiões práticos e tutoriais em vídeo para dar resposta à eventual necessidade de reforço, de revisão, de antecipação e de aprofundamento de conhecimentos. SUGESTÕES DE ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES 1a Sessão (4 horas) Organização e planeamento da ação Configuração do navegador de páginas Web Os serviços do ecossistema Google Workspace para educação 2a Sessão (3 horas) Os serviços do ecossistema Google Workspace para educação 3a Sessão (4 horas) As ferramentas de produtividade: Docs, Slides e Sheets 4a Sessão (3 horas) As ferramentas de produtividade: Docs, Slides e Sheets 5a Sessão (4 horas) Outras ferramentas com potencial pedagógico: Classroom, Meet, Forms e Sites 6a Sessão (3 horas) Outras ferramentas com potencial pedagógico: Classroom, Meet, Forms e Sites 4a Sessão (4 horas) Outras ferramentas com potencial pedagógico: Classroom, Meet, Forms e Sites Utilização do Google Workspace em dispositivos móveis Avaliação da ação

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Trabalhos práticos e reflexões efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Modelo

a) pelos formandos: resposta a um inquérito elaborado para o efeito; b) pelo formador: resposta a um inquérito elaborado para o efeito; c) pelo Centro de Formação: elaboração de um relatório global de avaliação com base nos instrumentos avaliativos utilizados por formandos e formador.

Bibliografia

CRIE/DGIDC/ME. (2007). Quadro de referência da formação contínua de professores na área das TIC - 2007. Lisboa. Universidade de Aveiro, (2018), Lucas, Margarida & Moreira, António, DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Silveira, A., Abreu, J. C., Coelho, L. A. - Sustentabilidade tecnológica: o papel das tecnologias digitais na promoção do desenvolvimento sustentável. Braga: Pensamento Sábio - Associação para o conhecimento e inovação e Escola de Direito da Universidade do Minho, 2020. ISBN: 978-989-54587-5-2. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/66584/3/Sustentabilidade%20Tecnologica_Edicao%20Comemorativa%20MDUE.pdf Google Sheets training and help, disponível online em https://support.google.com/a/users/answer/9282959?visit_id=637762426502995959-1827432264 Get started with Google Sheets, disponível online em https://edu.google.com/teacher-center/products/sheets/Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal, disponível online em https://www.portugal.gov.pt/gc22/portugal-digital/plano-de-acao-para-a-transicao-digital-pdf.aspx

Formador

Hugo Miguel Venâncio Evaristo Filipe

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-09-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 30-09-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 30-09-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
4 14-10-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 14-10-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
6 28-10-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 28-10-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 23-09-2023
Fim: 28-10-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118387/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, F. Foz e online