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Encontro Nacional de Professores de Filosofia: O que pode ser a Filosofia no ensino secundário? turma 1

Apresentação

O ensino escolarizado das disciplinas confronta-se permanentemente entre a especificidade do saber a que se reportam e a inclusão num sistema social e politicamente regulado que visa a formação dos indivíduos. A disciplina de Filosofia faz parte da formação geral de cerca de 60% dos alunos que frequentam o ensino secundário e também ela vive na tensão de ser um saber autónomo e de estar subordinada a possíveis interesses, tais como os da formação humanista dos indivíduos, os da formação de cidadãos ou de futuros membros economicamente ativos na sociedade. Sem que estas dimensões sejam, necessariamente exclusivas, a pergunta “O que pode ser a Filosofia no ensino secundário?” abre a discussão à expressão de múltiplas perspetivas. N’ O ensejo, o ensino na disciplina de Filosofia confronta-se com o que dela se espera, com o que pode ser e com o que é o ensino e aprendizagem no ensino não superior em países como Bélgica, Espanha, França e Itália. N’ O desejo, e seguindo-se uma categorização de Michel Tozzi, pretende-se refletir sobre a didática da filosofia em ação e possibilidades para uma didática investigativa. Partindo-se de uma reflexão sobre o papel da didática no desenvolvimento do currículo, propomo-nos explorar o que é e o que possa ser uma didática da disciplina de Filosofia, nomeadamente na sua relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Destinatários

410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 410.

Objetivos

1. Discutir o papel do ensino da Filosofia no ensino secundário. 2. Conhecer as semelhanças e as diferenças entre o ensino da Filosofia no ensino não superior entre Portugal e o que é (ou está a ser proposto) para outros países europeus. 3. Delimitar os conceitos de didática e de didática da Filosofia. 4. Discutir a relevância de uma didática da Filosofia, no confronto entre o saber disciplinar e o agir docente. 5. Analisar diferentes propostas para uma didática da Filosofia. 6. Explorar diferentes linhas de investigação para uma didática da Filosofia. 7. Refletir sobre a sua prática docente a partir de uma conceção de didática da Filosofia e do que se deseja e espera do ensino da Filosofia.

Conteúdos

Dia 14 de outubro de 2023 | Manhã (4,5h) / atividade síncrona, via plataforma Zoom, com tradução simultânea Parte I - O ensejo 09h00 - Boas-vindas 09h15 - Abertura: O que pode a sociedade pretender do ensino da Filosofia no ensino secundário em Portugal?, João Costa, Ministro da Educação 11h00 - Mesa redonda: Como é o ensino da Filosofia no ensino não superior noutros países europeus? Moderador: Alexandre Franco de Sá (coordenador do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da FLUC) Participantes: representantes do ensino da Filosofia de Espanha, França, Bélgica e Itália 12h45 - O que a escola deve pretender do ensino da Filosofia no ensino secundário em Portugal? por Maria Luísa Ribeiro Ferreira Dia 21 de outubro de 2023 | Manhã (4,5h) / atividade síncrona, via plataforma Zoom, com tradução simultânea Parte II - O desejo 09h00 - O papel da didática no desenvolvimento do currículo, por Sandra Guimarães (UBI) 10h00 - Mesa redonda: A didática da Filosofia em ação I: pistas para uma possível didática de investigação Moderadora: Isabel Bernardo. Participantes: David Erlich, Luís Veríssimo e Teresa Morais Como podemos organizar o trabalho em sala de aula cooperativamente? O diálogo socrático é possível na aula de Filosofia? Quais as condições para a sua implementação? Há uma relação entre o ensino da Filosofia e o desenvolvimento do pensamento crítico? 11h30 - Mesa redonda: A didática da Filosofia em ação II: pistas para uma possível didática de investigação Moderador: Aires Almeida. Participantes: diretores e coordenadores dos Mestrados em Ensino de Filosofia Alexandre Franco de Sá (FLUC), Domingos Faria (FLUP), José Domingues (UBI) e Luís Bernardo (Nova FCSH) 13h00 - Balanço e prospetiva, Pedro Pinto e Sara Felizardo, mestres em ensino da Filosofia pela FLUP Trabalho autónomo assíncrono (3h) / com suporte na plataforma Moodle Exploração de bibliografia de suporte e de aprofundamento sobre as noções de didática e didática da Filosofia.

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico, teórico-prático e prático-reflexivo, segundo o esquema que se segue. Parte 1 Enquadramento teórico para um ensino da Filosofia (4,5h). Parte 2 Enquadramento teórico sobre a noção de didática (1h). Propostas práticas para uma didática em ação e abertura para uma didática em investigação (1h). Propostas para uma didática em investigação (2h). Prospetivas para a ação dos professores de Filosofia (0,5h). Trabalho autónomo (3h). Exploração de bibliografia, com apoio dos formadores na plataforma Moodle, de literatura que conjuga uma dimensão prática (orientações para a ação dos professores no cruzamento da didática, da didática da filosofia e do desenho de atividades para a sala de aula) com uma dimensão mais investigativa da eficácia dessas práticas.

Avaliação

A avaliação final consistirá num trabalho final de reflexão na qual, tendo como ponto de partida o conceito de didática da filosofia e a partir de uma ou duas intervenções (conferência ou mesa-redonda), e da leitura de bibliografia complementar, os formandos apresentam uma proposta fundamentada sobre o que, no seu entender, deve ser o ensino da Filosofia no ensino secundário e em que medida a sua conceção se reflete na sua prática. • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas síncronas. • Reflexões críticas efetuada a partir das sessões e da exploração da bibliografia se suporte, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores – Excelente.

Bibliografia

Boavida, J. (2010). Educação filosófica: 7 ensaios. Imprensa Nacional de Coimbra.Association pour la Creácion d’ Instituts de Recherche sur l’ Enseignement de la Philosophie (2021). Enseigner la philosophie. Guide pratique. https://acireph.org/l-acireph-2/guide-pratique-enseigner-la-philosophie/Gallo, S. (2018). La filosofia em la educación secundaria: Concepto e transversalidad. In A. T. Mendoza & V. M. P. Grima (Coord.). La educación secundaria em debate. Educarnos Editorial.Tozzi, M. (2012). Une approche par compétences en philosophie. Rue Descartes 2012, 1(73), 22-51. DOI 10.3917/rdes.073.0022Vicente, J. N. (1998). Subsídios para um paradigma organizador do ensino da filosofia enquanto disciplina escolar da educação secundária. In F. Henriques, & M. B. de Almeida (Coord.). Os actuais programas de Filosofia do secundário: Balanço e perspectivas (pp. 29-56). Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Formador

Isabel Maria Rodrigues Bernardo

Catarina Alexandra Espírito Santo Figueiredo do Vale

Cláudia Sofia Portela da Silva de Sousa Viana

Mário Sérgio Azenha Lagoa

Teresa Maria Morais

Ana Isabel da Silva Baila Madeira Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2023 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Online síncrona
2 21-10-2023 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Online síncrona
Início: 14-10-2023
Fim: 21-10-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120704/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 12 h
Local: online