Da epistemologia à democracia: 50 anos de abril de 74 turma 1

Apresentação

As alterações profundas ocorridas nos últimos 50 anos no sistema de ensino em Portugal, nomeadamente na gestão curricular, não só constituem um case study na área da educação como, muito mais importante, traduziram-se num decréscimo da taxa de analfabetismo do povo português e na qualificação dos recursos humanos nacionais. Contudo, estará o ideário do 25 de abril relativo à educação a ser efetivamente cumprido? É a escola portuguesa uma escola democrática? Há nas escolas portuguesas uma tensão entre epistemologia e democracia? Essa tensão tem necessariamente de existir? O seminário “Da epistemologia à democracia: 50 anos de abril de 74”, promovido pela Apf, pretende: 1. criar uma oportunidade de reflexão crítica e discussão conjunta entre especialistas (Universidades do Minho e do Porto), representantes da tutela (DGE e IAVE, I. P.) e participantes acerca das representações de professores e alunos sobre o que é um bom aluno e a relação dessas representações com as trajetórias no ensino superior e no mundo do trabalho; 2. propiciar a divulgação de práticas de cidadania realizadas em estabelecimentos de ensino em Portugal, mediante apresentação de projetos implementados em diferentes contextos educativos e destinados a alunos de diferentes níveis de escolaridade, que comungam de finalidades concentradas na oferta de experiências de cidadania ativa e responsável e práticas inclusivas, para se pensar sobre o papel de componentes do currículo centradas em capacidades e disposições presentes no compromisso social e no exercício da cidadania. Assim, a presente atividade enseja poder contribuir para a reflexão sobre o papel da escolaridade obrigatória.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

● Debater a possível existência de uma tensão entre epistemologia e democracia nas escolas portuguesas e respetivas implicações na profissionalidade docente e no desenvolvimento dos alunos. ● Refletir sobre as possíveis implicações de um ideal de aluno e as trajetórias de inclusão no ensino superior e no acesso ao mundo do trabalho. ● Discutir, a partir da difusão de práticas de cidadania ativa implementadas em escolas do território nacional, a (in)compatibilidade entre o conhecer, o saber e o agir.

Conteúdos

Da epistemologia à democracia: tensões e intenções Da epistemologia à democracia: práticas de cidadania nas escolas

Anexo(s)

AFCD 227

Formador

Teresa Maria Morais

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-04-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
Início: 13-04-2024
Fim: 13-04-2024
Acreditação: CFAEBM-052324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: online