O Trabalho filosófico: perspetivas de quem começa turma 1

Apresentação

O ciclo temático O trabalho filosófico: perspetivas de quem começa, promovido pela Apf, pretende, nesta sua quinta edição, constituir-se como um espaço de reflexão crítica conjunta a partir da apresentação de práticas implementadas por professores iniciados na docência. Os dinamizadores representam os vários mestrados em ensino em Portugal (FLUP, NOVA FCSH, FLUC e UBI), e as suas reflexões seguirão as seguintes linhas de reflexão: o ensino e aprendizagem da filosofia implicarão o que Michel Tozzi chamou de “trabalho filosófico”? O que significa este trabalho para os alunos e para os professores? Se existe um trabalho filosófico a realizar no espaço de aprendizagem da filosofia e do filosofar, como se concretiza? Tem uma identidade específica face ao espaço das outras disciplinas? O caráter teórico-prático das sessões pretende potenciar a reformulação de sequências de aprendizagem conducentes a um desenvolvimento curricular sustentado, coerente e atento às áreas de competências do PASEO, e respetivos descritores operativos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

● Discutir uma possível especificidade da didática da disciplina de Filosofia. ● Promover a divulgação de dispositivos didáticos inovadores para diversificação das ações estratégicas de ensino e destaque da especificidade do trabalho filosófico em contextos de aprendizagem. ● Fomentar o trabalho colaborativo entre pares através da partilha de experiências e discussão de recursos didáticos implementados em contextos reais de ensino-aprendizagem. ● Promover a discussão entre pares dos fundamentos didático-pedagógicos e do alcance formativo dos dispositivos apresentados.

Conteúdos

As múltiplas potencialidades da disciplina de Filosofia. A questão do lugar da Não-Filosofia na Filosofia. O professor de Filosofia e a criação de aprendizagens significativas em contexto letivo. Trabalho filosófico e pensamento crítico.

Formador

Ana Isabel da Silva Baila Madeira Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
2 20-11-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
3 27-11-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
Início: 13-11-2023
Fim: 27-11-2023
Acreditação: CFAEBM-032324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online