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Espaço exterior, cenário de aprendizagem turma 1

Apresentação

O espaço exterior revelou-se, nestes últimos tempos, como uma extensão fundamental à sala de atividades. No entanto, estas práticas tornaram-se uma réplica de práticas de sucesso, tornando-as uma moda e com pouca intencionalidade ou capacidade de reflexão. Este espaço de partilha e reflexão pretende tornar consciente as decisões que tomamos em prol da utilização do espaço exterior. Num recurso que complementa o interior, o exterior permite aprendizagens fulcrais no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Destinatários

Educadores de Infância;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Tornar consciente a intencionalidade educativa nos diferentes contextos. Potencializar o espaço exterior reconhecendo as suas potencialidades. Consciencializar o adulto para a importância do seu papel na sua prática. Estabelecer estratégias cooperadas em prol da criança.

Conteúdos

1. Brincar (além portas) Benefícios do brincar no exterior O exterior, o risco e a segurança 2. Organização e intencionalidade O papel do adulto Que espaços? Que tempo? Que brinquedos ou ausência deles? 3. Ser criança no exterior O Corpo e os sentidos Encontro com a Natureza (ou falta dela)

Formador

Rui Pedro Lourenço Inácio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-07-2023 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 12-07-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: CFAEBM-532223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola-sede do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho