Espaço exterior, cenário de aprendizagem turma 1
Apresentação
O espaço exterior revelou-se, nestes últimos tempos, como uma extensão fundamental à sala de atividades. No entanto, estas práticas tornaram-se uma réplica de práticas de sucesso, tornando-as uma moda e com pouca intencionalidade ou capacidade de reflexão. Este espaço de partilha e reflexão pretende tornar consciente as decisões que tomamos em prol da utilização do espaço exterior. Num recurso que complementa o interior, o exterior permite aprendizagens fulcrais no crescimento e desenvolvimento das crianças.
Destinatários
Educadores de Infância;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Tornar consciente a intencionalidade educativa nos diferentes contextos. Potencializar o espaço exterior reconhecendo as suas potencialidades. Consciencializar o adulto para a importância do seu papel na sua prática. Estabelecer estratégias cooperadas em prol da criança.
Conteúdos
1. Brincar (além portas) Benefícios do brincar no exterior O exterior, o risco e a segurança 2. Organização e intencionalidade O papel do adulto Que espaços? Que tempo? Que brinquedos ou ausência deles? 3. Ser criança no exterior O Corpo e os sentidos Encontro com a Natureza (ou falta dela)
Formador
Rui Pedro Lourenço Inácio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-07-2023 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |