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III Encontro de Educação em Cantanhede - Leitura e escrita no digital turma 3

Apresentação

Diferentes investigações, nomeadamente do IAVE, mostram que a interrupção das atividades letivas e o ensino remoto de emergência tiveram um impacto negativo nas aprendizagens dos alunos, em todos os níveis de educação, em especial nas competências de leitura e de escrita. Paralelamente, estudos internacionais têm vindo a mostrar que os níveis de leitura parecem estar a decrescer, nomeadamente quando estes são aferidos pela leitura em suporte físico. Estes dados são considerados problemáticos, quer pela relação entre os níveis de leitura e a qualidade da escrita, quer pela importância transversal que a literacia da leitura e da escrita têm nas aprendizagens significativas de todas as áreas do saber. No entanto, investigações já com alguns anos mostram que os jovens não leem ou escrevem necessariamente menos, mas que o fazem de forma diferente. Daqui tem decorrido, segundo alguns especialistas, a necessidade de se mudar, ontológica e epistemicamente, os conceitos de leitura e de escrita para incluir a crescente digitalização da vida e das atividades dos jovens, e de as estratégias de ensino e aprendizagem maximizarem as potencialidades dessas atividades juvenis no mundo digital (por exemplo, a criação no mundo da fanfiction) para que se possa estabelecer uma relação positiva entre o que queremos que os alunos aprendam e a sua motivação para aprender. Por fim, a investigação mostra-nos que a transferência de competências exige treino e que as competências estejam associadas aos domínios específicos do saber.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

. Estabelecer um enquadramento concetual da leitura e da escrita digitais, ontológica e epistemicamente fundamentado, que possa consistir num sólido apoio da ação docente em todas as áreas do saber. . Proporcionar um acesso reflexivo a metodologias e estratégias de ensino, empiricamente fundamentadas, que coloquem, em todas as áreas do saber, a leitura e a escrita digitais no centro da aprendizagem. . Fundamentar o desenvolvimento de competências transversais de literacia da escrita e da leitura no domínio específico dos saberes. . Mobilizar competências já adquiridas pelos professores dos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede, no âmbito da capacitação digital, para um aprofundamento pedagógico e didático da introdução das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

Sessão 1 - Duração: 4h30 | Geral - O digital e as novas formas e tendências de leitura e de escrita. A Rede dasBibliotecas Escolares e as novas tendências de leitura e de escrita. Sessão 2 - Duração: 2h30 | Específica - Como o digital pode introduzir a leitura e a escrita no ensino das humanidades Sessão 3 - Duração: 2h30 | Específica - A utilização do digital na leitura e na escrita do Português nos 1.º e 2.º ciclos Sessão 3.1 - Duração: 2h30 | Específica - Desafios do digital na leitura e na escrita do Português no 3.º ciclo e no ensinosecundário: novas formas de ler e de escrever Sessão 4 - Duração: 2h30 | Específica - Como o digital pode introduzir a leitura e a escrita no ensino da Matemática nos1.º e 2.º ciclos Sessão 4.1 - Duração: 2h30 | Específica - Como o digital pode introduzir a leitura e a escrita no ensino da Matemática no3.º ciclo e no ensino secundário Sessão 5 - Duração: 2h30 | Específica - Introduzir a leitura e a escrita científica no ensino das ciências experimentaisatravés do digital Sessão 6 - Duração: 5h | Geral - O Plano Nacional de Leitura: recursos para a introdução da leitura e da escrita emformato digital no currículo. Apresentação de práticas implementadas por formandos durante o período da formação.

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico, teórico-prático e prático-reflexivo, segundo o esquema que se segue, e dirigem-se,prioritariamente, aos professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede. Sessão 1 - Enquadramento teórico geral (4,5 h) para fundamentação das práticas de leitura e de escrita em contextodigital, com frequência de todos os que pretendam acreditação. Sessões 2 a 5 - Apresentação reflexiva de práticas nas áreas das línguas, humanidades, ciências sociais e humanas,ciências naturais e experimentais e matemática, com interação com os formandos. Frequência obrigatória de pelo menosuma sessão, com 2,5h de duração, para a obtenção de 12 horas de acreditação. Sessão 6 - Apresentação reflexiva, em sessão presencial (5h) e com eventual envolvimento de alunos, de práticasimplementadas no âmbito da formação e de produtos de trabalhos de alunos. Balanço teórico reflexivo final, comfrequência de todos os que pretendam acreditação.

Avaliação

Os formandos serão avaliados com base na assiduidade e na elaboração da reflexão individual final. • Assiduidade nas sessões - 20% • Reflexão fundamentada – 70% • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. • Trabalhos práticos e reflexões críticas efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critériospreviamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 –Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia

Cordón-Garcia, J. A. (2019). La evolución de la lectura digital: modelos, dispositivos, aplicaciones y prácticas de lectura.Lectoescritura digital. Ministério de Educação y Formación Profesional. Herrero, C. (2019). Escritura digital: estrategias de enseñanza-aprendizaje en entornos digitales. Lectoescritura digital.Ministério de Educação y Formación Profesional. Marôco, J. (2022). O bom leitor: preditores da literacia de leitura dos alunos portugueses no PIRLS 2016. RevistaPortuguesa de Educação, 31(2), 115-131. https/www.10.21814/rpe.14105 Scolari, C. A. (2019). Narrativas transmedia, nuevos alfabetismos y prácticas de creación textual. Conflictos y tensiones enla nueva ecología de la comunicación. Lectoescritura digital. Ministério de Educação y Formación Profesional.

Formador

Isabel Maria Rodrigues Bernardo

João Paulo da Rocha Martins

Rui Marques de Abreu

Isabel Feliz Andrade Nina

Mª da Graça Madeira da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2023 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
2 08-02-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
3 07-07-2023 (Sexta-feira) 13:30 - 18:30 5:00 Presencial
Início: 21-01-2023
Fim: 07-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118256/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 12 h
Local: Biocant, Cantanhede e online