Brincar a sério com as palavras turma 1
Apresentação
Esta formação decorre no âmbito do Projeto “Escrita em residência digital”, apoiado pela RBE (candidatura Leitura com … a biblioteca). A formação dos professores que direta ou indiretamente estão (ou poderão vir a estar) envolvidos no Projeto, constitui um fator crucial para o sucesso das abordagens à escrita criativa com os alunos e para a sustentabilidade do mesmo.
Destinatários
Docentes do Departamento de Línguas (Grupos de recrutamento: 200, 220, 300, 320, 330 e 350) e do Primeiro Ciclo (Grupo 110) do AE Gândara Mar
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Este curso tem como objetivo explorar estratégias para trabalhar o domínio da leitura e da escrita, com especial atenção ao estímulo da metacognição para que os alunos possam pensar a aprendizagem e desenvolver uma autonomia crescente nestas áreas.
Conteúdos
Bloco 1 ― 2h Introdução e explicação da filosofia de trabalho do RE-WORD-IT – Ler e escrever nos dias de hoje. Razões para escrever: desafios de escrita para entrar em modo jogo. Bloco 2 ― 2h Razões para escrever: desafios de escrita, as emoções na escrita e a importância da edição. Da audição interior à leitura silenciosa e leitura em voz alta. Bloco 3 ― 2h Aprender a aprender: metacognição, pensar a escrita e a leitura, a importância do feedback. Todas as estratégias numa combinação de saberes, entusiasmo, dedicação e aprendizagem.
Formador
Margarida Goncalves Fonseca Santos
Isabel Cristina Ramos Peixeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-05-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 21-06-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 28-06-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |