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Literacia dos Oceanos numa abordagem interdisciplinar – apoio ao planeamento de atividades. turma 1

Apresentação

A Literacia dos Oceanos é “a compreensão da influência do oceano no Homem, e a nossa influência sobre o oceano”. Na Europa, tal como no resto do mundo, o Oceano tem um papel vital. Cobre a maior parte do nosso planeta, é a maior fonte de vida na Terra, regula o nosso clima, fornece a maior parte do nosso oxigénio e alimenta grande parte da população humana. Mais de 16% da população europeia vive em zonas costeiras; 90% de todo o comércio externo da UE passa por mar; e os armadores europeus controlam quase 40% da frota mundial. Compreender o oceano e as suas dinâmicas é vital para dinamizar a “economia azul” e proteger os recursos marinhos. Neste contexto, torna-se imprescindível a implementação de uma estrutura educacional verdadeiramente eficaz e capaz de potenciar os jovens para serem cidadãos-ativos. Tal só será possível com uma abordagem integrada, interdisciplinar e transdisciplinar do sistema. Integrada no sentido de que todas as dimensões devem ser analisadas: natural, social, cultural, política e económica. Interdisciplinar no sentido de que deverão ser abordadas e confrontadas uma diversidade de disciplinas do conhecimento, além das Ciências da Vida e da Terra. A aquisição de uma linguagem adequada (Português e Línguas estrangeiras), a aplicação de estratégias com impacto económico (matemática), o impacto das tomadas-de-decisão (História), a dinâmica espacial dos processos (geografia) e a implementação de soluções criativas (Educação artística) vivem da matriz de disciplinas que a escola oferece aos jovens. Transdisciplinar no sentido de que deverá ser introduzida a articulação das disciplinas de forma a capacitar os jovens para a produção de resultados eficazes e realistas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

• Planear aulas com base nos 7 princípios da Literacia dos Oceanos; • Planear aulas simultaneamente em linha com os programas curriculares e com a Estratégia Nacional do Mar e Estratégia Nacional (ENM) para a Educação Ambiental (APA, 2016); • Planear atividades transversais a várias disciplinas, tendo como base o conceito de Literacia dos Oceanos; • Planear atividades que privilegiam uma aprendizagem exploratória e de carácter interdisciplinar.

Conteúdos

No “Módulo I. – Introdução à Literacia dos Oceanos” será introduzido o conceito de Literacia dos Oceanos e serão apresentadas formas de incorporar os conceitos em ambiente escolar, com dicas, conselhos, referências e atividades. I. Introdução à Literacia dos Oceanos (2 horas) 1. Definição de Literacia dos Oceanos 2. Importância da Literacia dos Oceanos 3. Princípios da Literacia dos Oceanos No “Módulo II. – Literacia dos Oceanos como ferramenta no ensino” serão apresentados recursos para uma “abordagem multi-perspetiva” capaz de promover competências interdisciplinares. Esta abordagem aliada à utilização de recursos multimédia permitirá a utilização do conhecimento de forma criativa, inovadora e intercultural, promovendo o desenvolvimento sustentável através da partilha de conhecimento. II. Literacia dos Oceanos como ferramenta no ensino (4 horas) 1. Recursos para uma abordagem interdisciplinar e multi-perspetiva 2. Recursos multimédia em Literacia dos Oceanos No “Módulo III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino” serão abordadas a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) e a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA) de forma a serem integradas no ensino como guias na seleção de áreas temáticas prioritárias. III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino (2 horas) 1. Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2. Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA) No “Módulo IV. – Literacia dos Oceanos – Questões Contemporâneas e Emergentes” serão introduzidas problemáticas atuais, com foco em investigação realizada no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Os temas serão introduzidos de forma a realçar a interdisciplinaridade dos temas, fornecendo exemplos de como abordar a temática nas várias disciplinas. IV. Oceanos - Temas ambientais contemporâneos e emergentes (3 horas) • Introdução • Tema Aberto: “O Pescado e a Sobrepesca” ou “A Poluição e o Lixo Marinho” ou “Alterações Climáticas” ou “Espécies Invasoras” No “Módulo V. – Avaliação final”, que corresponde à avaliação sumativa da formação, serão validados os conhecimentos, as capacidades e/ou aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação. V. Avaliação final (1 hora)

Metodologias

A ação decorre em regime presencial, perfazendo um total de 12 horas, consistindo em: sessões teóricas e de reflexão em grupo para apresentação dos conceitos teóricos básicos; sessões teórico-práticas, em grande e pequeno grupo, de exploração e seleção de estratégias e instrumentos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos da formação e reflexão sobre a sua utilização em contexto de sala de aula; trabalho prático de planificação de atividades com aplicação dos pressupostos pedagógicos e mobilização dos conhecimentos adquiridos em formação. SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES 1ª Sessão (2 horas) – Módulo I. Introdução à Literacia dos Oceanos 2ª Sessão (2 horas) – Módulo II. Literacia dos Oceanos como ferramenta de ensino 3ª Sessão (2 horas) – Módulo II. Literacia dos Oceanos como ferramenta de ensino 4ª Sessão (2 horas) – Módulo III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino 5ª Sessão (2 horas) – Módulo IV. Oceanos – Temas ambientais contemporâneos e emergentes 6ª Sessão (2 horas) – Módulo IV. Oceanos – Temas ambientais contemporâneos e emergentes e Módulo V. Avaliação Final

Avaliação

• Obrigatoriedade de frequência mínima de 2/3 do tempo total da formação; • Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente. O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua, uma avaliação no final de cada módulo e uma avaliação no final do curso. • A avaliação contínua incide no desempenho e no interesse demonstrado pelo formando nos trabalhos desenvolvidos (auto-avaliação e avaliação pelo formador); • A avaliação final de cada módulo assenta no preenchimento individual de folhas de avaliação; • A avaliação no final do curso compreende uma sessão final de avaliação, bem como uma auto-avaliação.

Bibliografia

APA. 2016. Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.ENM. Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020. Governo de Portugal.Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards; published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013Tran, L.U., Payne, D.L., Whitley, L. 2010. Research on learning and teaching ocean and aquatic sciences. National Marine Educators Association Special Report #3.

Formador

Cláudia Sofia Pombo da Fonseca Moreira

Zara Fani Gonçalves Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-05-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
2 31-05-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
3 07-06-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 24-05-2023
Fim: 07-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119916/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Campus UC Figueira da Foz