Literacia dos Oceanos numa abordagem interdisciplinar apoio ao planeamento de atividades. turma 1
Apresentação
A Literacia dos Oceanos é a compreensão da influência do oceano no Homem, e a nossa influência sobre o oceano. Na Europa, tal como no resto do mundo, o Oceano tem um papel vital. Cobre a maior parte do nosso planeta, é a maior fonte de vida na Terra, regula o nosso clima, fornece a maior parte do nosso oxigénio e alimenta grande parte da população humana. Mais de 16% da população europeia vive em zonas costeiras; 90% de todo o comércio externo da UE passa por mar; e os armadores europeus controlam quase 40% da frota mundial. Compreender o oceano e as suas dinâmicas é vital para dinamizar a economia azul e proteger os recursos marinhos. Neste contexto, torna-se imprescindível a implementação de uma estrutura educacional verdadeiramente eficaz e capaz de potenciar os jovens para serem cidadãos-ativos. Tal só será possível com uma abordagem integrada, interdisciplinar e transdisciplinar do sistema. Integrada no sentido de que todas as dimensões devem ser analisadas: natural, social, cultural, política e económica. Interdisciplinar no sentido de que deverão ser abordadas e confrontadas uma diversidade de disciplinas do conhecimento, além das Ciências da Vida e da Terra. A aquisição de uma linguagem adequada (Português e Línguas estrangeiras), a aplicação de estratégias com impacto económico (matemática), o impacto das tomadas-de-decisão (História), a dinâmica espacial dos processos (geografia) e a implementação de soluções criativas (Educação artística) vivem da matriz de disciplinas que a escola oferece aos jovens. Transdisciplinar no sentido de que deverá ser introduzida a articulação das disciplinas de forma a capacitar os jovens para a produção de resultados eficazes e realistas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
Planear aulas com base nos 7 princípios da Literacia dos Oceanos; Planear aulas simultaneamente em linha com os programas curriculares e com a Estratégia Nacional do Mar e Estratégia Nacional (ENM) para a Educação Ambiental (APA, 2016); Planear atividades transversais a várias disciplinas, tendo como base o conceito de Literacia dos Oceanos; Planear atividades que privilegiam uma aprendizagem exploratória e de carácter interdisciplinar.
Conteúdos
No Módulo I. Introdução à Literacia dos Oceanos será introduzido o conceito de Literacia dos Oceanos e serão apresentadas formas de incorporar os conceitos em ambiente escolar, com dicas, conselhos, referências e atividades. I. Introdução à Literacia dos Oceanos (2 horas) 1. Definição de Literacia dos Oceanos 2. Importância da Literacia dos Oceanos 3. Princípios da Literacia dos Oceanos No Módulo II. Literacia dos Oceanos como ferramenta no ensino serão apresentados recursos para uma abordagem multi-perspetiva capaz de promover competências interdisciplinares. Esta abordagem aliada à utilização de recursos multimédia permitirá a utilização do conhecimento de forma criativa, inovadora e intercultural, promovendo o desenvolvimento sustentável através da partilha de conhecimento. II. Literacia dos Oceanos como ferramenta no ensino (4 horas) 1. Recursos para uma abordagem interdisciplinar e multi-perspetiva 2. Recursos multimédia em Literacia dos Oceanos No Módulo III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino serão abordadas a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) e a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA) de forma a serem integradas no ensino como guias na seleção de áreas temáticas prioritárias. III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino (2 horas) 1. Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2. Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA) No Módulo IV. Literacia dos Oceanos Questões Contemporâneas e Emergentes serão introduzidas problemáticas atuais, com foco em investigação realizada no MARE Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Os temas serão introduzidos de forma a realçar a interdisciplinaridade dos temas, fornecendo exemplos de como abordar a temática nas várias disciplinas. IV. Oceanos - Temas ambientais contemporâneos e emergentes (3 horas) Introdução Tema Aberto: O Pescado e a Sobrepesca ou A Poluição e o Lixo Marinho ou Alterações Climáticas ou Espécies Invasoras No Módulo V. Avaliação final, que corresponde à avaliação sumativa da formação, serão validados os conhecimentos, as capacidades e/ou aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação. V. Avaliação final (1 hora)
Metodologias
A ação decorre em regime presencial, perfazendo um total de 12 horas, consistindo em: sessões teóricas e de reflexão em grupo para apresentação dos conceitos teóricos básicos; sessões teórico-práticas, em grande e pequeno grupo, de exploração e seleção de estratégias e instrumentos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos da formação e reflexão sobre a sua utilização em contexto de sala de aula; trabalho prático de planificação de atividades com aplicação dos pressupostos pedagógicos e mobilização dos conhecimentos adquiridos em formação. SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES 1ª Sessão (2 horas) Módulo I. Introdução à Literacia dos Oceanos 2ª Sessão (2 horas) Módulo II. Literacia dos Oceanos como ferramenta de ensino 3ª Sessão (2 horas) Módulo II. Literacia dos Oceanos como ferramenta de ensino 4ª Sessão (2 horas) Módulo III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino 5ª Sessão (2 horas) Módulo IV. Oceanos Temas ambientais contemporâneos e emergentes 6ª Sessão (2 horas) Módulo IV. Oceanos Temas ambientais contemporâneos e emergentes e Módulo V. Avaliação Final
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência mínima de 2/3 do tempo total da formação; Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores Insuficiente; - 5 a 6,4 valores Regular; - 6,5 a 7,9 valores Bom; - 8 a 8,9 valores Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente. O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua, uma avaliação no final de cada módulo e uma avaliação no final do curso. A avaliação contínua incide no desempenho e no interesse demonstrado pelo formando nos trabalhos desenvolvidos (auto-avaliação e avaliação pelo formador); A avaliação final de cada módulo assenta no preenchimento individual de folhas de avaliação; A avaliação no final do curso compreende uma sessão final de avaliação, bem como uma auto-avaliação.
Bibliografia
APA. 2016. Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.ENM. Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020. Governo de Portugal.Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards; published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013Tran, L.U., Payne, D.L., Whitley, L. 2010. Research on learning and teaching ocean and aquatic sciences. National Marine Educators Association Special Report #3.
Formador
Cláudia Sofia Pombo da Fonseca Moreira
Zara Fani Gonçalves Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-05-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 31-05-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 07-06-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |