Avaliação Interativa com a SIMA turma 1

Apresentação

O trabalho que temos desenvolvido no âmbito da avaliação das aprendizagens permite-nos concluir que os Sistemas de Resposta Interativa são uma das ferramentas que temos ao nosso dispor na área da educação. A investigação demonstra que o recurso a estas ferramentas potencia um maior envolvimento dos alunos, uma maior motivação, a promoção da aprendizagem colaborativa e, sobretudo, a possibilidade de o professor monitorizar as aprendizagens dos alunos em tempo real. Consequentemente, verifica-se uma maior eficiência nos processos de aprendizagem e um simultâneo reforço do papel do professor como mediador desses processos. A aplicação “Sistema Interativo de Monotorização das Aprendizagem” (SIMA) integra o conjunto das ferramentas de resposta interativa, destacando-se das demais por, entre outras funcionalidades, permitir a utilização de dispositivos móveis dos alunos (BYOD) ou facultados pela escola, não exigindo ligação à Internet, o que contorna um constrangimento comum nas nossas escolas, para além dos momentos de avaliação em que não queremos que eles acedam à Internet.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

. Criar condições para o desenvolvimento de estratégias no âmbito da integração dos sistemas de resposta interativa nos atuais contextos de aprendizagem. . Refletir sobre os impactos do paradigma digital e favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas, potenciando os benefícios dos sistemas de resposta interativa na renovação dos contextos de aprendizagem, monitorização e inovação do processo educativo. . Refletir e debater as potencialidades dos sistemas de resposta interativa no currículo nacional. . Disseminar tecnologia que nos permita monitorizar as aprendizagens e realizar uma avaliação com caráter contínuo e sistemático ao serviço das aprendizagens.

Conteúdos

. Apresentação e exploração da aplicação SIMA; . Utilização da aplicação SIMA como aluno (respondem a um questionário); . Criação e aplicação de questionários; . Elaboração de um questionário com cerca de 15 a 25 questões; . Aplicação de um questionário a uma turma; . Exportação do questionário e partilha na plataforma de apoio à ação.

Formador

Bruno Jorge Mendes Conde

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-02-2023 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 17-02-2023
Fim: 17-02-2023
Acreditação: CFAEBM-302223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal da Figueira da Foz