267

Criatividade e Resiliência em tempos de Desafios turma 1

Apresentação

A escola deve garantir a todas os jovens o acesso às aprendizagens, aos saberes, às competências, às atitudes e aos comportamentos necessários à vida em sociedade. Embora o sucesso escolar seja condicionado por fatores internos e externos, o papel da escola e do professor é crucial, assim como a colaboração entre os vários agentes educativos que compõem a comunidade escolar. Esta articulação é determinante para a melhoria das práticas educativas. O sucesso escolar não está diretamente relacionado, apenas, com os resultados académicos do aluno. Relaciona-se também com a postura e a motivação dos alunos perante a escola, com o tempo dedicado e os hábitos de estudo, com a sua capacidade de atenção/concentração, resolução de problemas e gestão de conflitos, criatividade e inovação. Assim, ao adaptarmos as estratégias de trabalho aos perfis dos alunos enquanto agentes ativos do processo educativo, estaremos a contribuir para a promoção do sucesso escolar de todos os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

. Promover e explorar competências inerentes a um perfil empreendedor em professores do ensino secundário e profissional, sendo o professor considerado um verdadeiro agente de mudança, capaz de promover a melhoria de comportamento e atitude dos alunos, desafiando-os a trabalhar em equipa e a desenvolverem ideias e projetos empreendedores

Conteúdos

. Criatividade e resiliência: competências urgentes no sec.XX! A criatividade é uma premissa basilar no sistema de ensino em pleno séc. XXI. Professores e alunos, marcados pela sociedade do conhecimento, a criatividade e inovação precisam de andar lado a lado para dar resposta a novos desafios. A escola e em particular a sala de aula tem sido vista como um contexto privilegiado de promoção da criatividade a fim de melhorar o progresso social e individual. No que diz respeito à legislação em matéria de educação, a criatividade tem ganho espaço em Portugal, onde a necessidade de formar cidadãos criativos tem aumentado consideravelmente e onde o papel da escola e do professor têm sido reconhecidos para alcançar esse objetivo. O desenvolvimento da criatividade na educação passa necessariamente pelo nível da criatividade dos profissionais que nela se encontram. Para favorecer o desenvolvimento da criatividade dos alunos, é importante contar com professores motivados a utilizar dinâmicas e estratégicas pedagógicas criativas e inovadoras que contribuam para o sucesso escolar dos alunos. Entender a importância da criatividade e de como ela pode ser estimulada para enriquecer o processo educativo é o primeiro passo para que a escola se conecte com o mundo atual em constante transformação.

Metodologias

online ID da reunião: 889 6233 7655 Senha de acesso: 538790 Localizar seu número local: https://us06web.zoom.us/u/kbw02K3vc2

Anexo(s)

AFCD 194

Formador

Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 18-04-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 17-04-2023
Fim: 18-04-2023
Acreditação: CFAEBM-282223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online