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Os 17 ODS aliados à promoção da Cultura: o que fazer em sala de aula. turma 1

Apresentação

Sensibilizar os intervenientes para as artes e ofícios característicos da Região de Coimbra, alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. De acordo com a resolução “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desdobrados em 169 metas, que foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2015, destaca a necessidade de se construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas, baseadas no respeito universal pelos Direitos Humanos. Nesse contexto a Agenda reconhece a importância do trabalho digno e do crescimento económico, plasmado no Objetivo 8 “Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos”, e reconhece igualmente a relevância do empreendedorismo. A medida 8.3 explicita particularmente a importância da promoção de políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem, entre outros, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação: “Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros” (Referencial de Educação Para o Empreendedorismo, 2022).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

No final da ação os formandos deverão ser capazes de: . Reconhecer a importância do empreendedorismo no mundo atual; . Reconhecer a importância de prepararem os alunos para os acelerados ritmos de mudança; . Potenciar o espírito empreendedor de professores e alunos. . Mobilizar as artes nas escolas como recurso para as diferentes disciplinas–evidenciando a sua dinâmica transdisciplinar e para não ficarem circunscritas às disciplinas artísticas. . Aprofundar conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos que promovam a criatividade e o pensamento crítico.

Conteúdos

. Aprofundar a a relevância da temática do empreendedorismo, refletindo sobre a intervenção inovadora no ensino do empreendedorismo nas suas escolas, quando aliada à promoção das artes e ofícios em congruência, com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. . Introdução ao “Modelo de ensino learning by doing”. Aplicação do Modelo de Empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo. . A relevância do desenvolvimento de competências empreendedoras para o desenvolvimento do aluno. Introdução de estratégias pedagógicas no desenvolvimento do projeto e promoção de competências base para o desenvolvimento do perfil empreendedor como: criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas, entre outros. . O empreendedorismo na prática – preparação e acompanhamento dos professores para os momentos altos. Nesta etapa pretende-se ajudar os professores a dar forma aos conteúdos trabalhados. Serão abordados alguns conceitos como planeamento, estratégias de comunicação e divulgação.

Metodologias

online ID da reunião: 822 6749 2529 Senha de acesso: 291118 Localizar seu número local: https://us06web.zoom.us/u/kewyC5C3c

Formador

Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-02-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 16-02-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 15-02-2023
Fim: 16-02-2023
Acreditação: CFAEBM-272223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online