O estado da arte turma 1

Apresentação

Dada a importância do Módulo inaugural das Aprendizagens Essenciais de Filosofia do 11.ºano de escolaridade, a quarta edição do ciclo “O Estado da arte” foi organizada para libertar de interpretações incorretas vários dos conceitos fundamentais para a Filosofia do Conhecimento. Uma vez que habitualmente o problema do valor do conhecimento não é considerado importante na reflexão epistemológica, este ciclo pretende igualmente promover uma genuína compreensão dos problemas, desafios e concorrentes que se propõem realizar a função tradicionalmente atribuída ao conhecimento. Pretende-se assim reforçar a formação científica dos professores no âmbito da fundamentação epistémica do conhecimento, uma vez que a Epistemologia ou Filosofia do Conhecimento está repleta de conceitos muitas vezes mal compreendidos. Esta incompreensão resulta ou do desconhecimento dos elementos técnicos do mesmo ou de um mau uso que se foi institucionalizando, desviando e descaracterizando os conceitos empregues usualmente. As 4 sessões do ciclo propõem-se analisar e refletir sobre alguns dos conceitos mais importantes, e simultaneamente, mal compreendidos, desvalorizados ou simplesmente ignorados.

Destinatários

Professores do Grupo 410

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Contribuir para a atualização científica relativa ao problema do valor do conhecimento com vista à eliminação de interpretações incorretas e abusivas de conceitos centrais da Filosofia do Conhecimento. • Identificar os ataques, movimentos e perigos de abordagens conspiracionais do conceito e das teorias do conhecimento. • Refletir criticamente sobre as questões da natureza da crença, da justificação e das atitudes dogmática e cética para o processo da produção e compreensão do conhecimento.

Conteúdos

S1. Sobre o Valor do Conhecimento: conceito, teorias e ataques. S2. Sobre a Crença e a Certeza: o lado subjetivo do conhecimento. S3. Sobre a Justificação: teorias tradicionais, o protagonismo crescente dos movimentos para e pseudoepistémicos e os perigos das abordagens conspiracionais. S4. Sobre o Dogmatismo e o Ceticismo: a sua importância para a compreensão do conhecimento.

Formador

Artur Emanuel Ilharco Galvão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
2 16-01-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
3 23-01-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
4 30-01-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online síncrona
Início: 09-01-2023
Fim: 30-01-2023
Acreditação: CFAEBM-242223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: online